#1 Grêmio Católico: um cântico para o Senhor

       Dá-se início hoje, no Jornal Canal 16, uma série de reportagens sobre os Grêmios feitos pelos alunos e para os alunos. Para começar, preparamos uma matéria especial sobre o Grêmio Católico, um dos mais tradicionais do CIABA.

O Grêmio

      [cml_media_alt id='22034']DSC_0338[/cml_media_alt] Atualmente como a religião com mais adeptos no Brasil, o Catolicismo se faz presente em um dos inúmeros Grêmios da EFOMM. Mobilizando dezenas de alunos nas noites de quarta-feira, os encontros realizados na capela do Centro são tidos como uma válvula de escape para os problemas que surgem na rotina. Com reuniões animadas e dirigidas pelos próprios alunos, o Grêmio Católico tem como principal objetivo aliviar a tensão e estresse do dia a dia através de uma conversa mais descontraída sobre a palavra de Deus.

O espaço de comunhão

      [cml_media_alt id='22020']DSC_0277[/cml_media_alt]Como já foi citado anteriormente, os encontros acontecem na Capela do CIABA, localizada na entrada do Centro. O local é cedido aos alunos para realizarem suas atividades (como o Grêmio), mas também recebe outros eventos ecumênicos.[cml_media_alt id='22021']DSC_0278[/cml_media_alt]

Com uma capacidade suficiente para seus frequentadores, o local é enfeitado com quadros representando a Via Sacra percorrida por Cristo, e oferece bastante conforto para os que vão até lá.

A música como forma de evangelho

[cml_media_alt id='22024']DSC_0304[/cml_media_alt]

Momento de louvor

       Como um diferencial para reproduzir o que se encontra nas Escrituras Sagradas, o grêmio conta com uma série de músicas de coreografia ensaiada na hora e praticada por todos que comparecem. É em meio a um clima descontraído que as habilidades de dançarino dão lugar ao desejo de tentar fazer certo, pelo menos uma vez.[cml_media_alt id='22035']DSC_0343[/cml_media_alt]

     Atualmente, o lado musical do Grêmio conta com os Alunos: Pedro Ricardo no teclado, Renato Moreno no violão e Karoline Teixeira, também no violão; a coreografia é por conta do aluno Cantuária, que a reproduz enquanto todos aprendem, mesmo que de forma desengonçada. Tudo isto ao mesmo tempo em que louvam a Deus.

O ensino da Palavra

[cml_media_alt id='22031']DSC_0329[/cml_media_alt]

Al. Karoline Teixeira e Al. Cantuária, dois dos diretores do Grêmio

       No momento destinado ao estudo da Palavra, são os próprios diretores que tomam a frente. Sentados da maneira como se sentem mais confortável, os alunos fazem um círculo no chão, escutando da forma mais silenciosa a mensagem trazida pelos organizadores.[cml_media_alt id='22033']DSC_0335[/cml_media_alt]

     O espaço para dúvidas e comentários é amplo, e todos podem participar. Nessa hora, conta-se também com o momento de reflexão e oração, quando a iluminação é diminuída e todos têm seu encontro particular com Deus.

[cml_media_alt id='22032']DSC_0330[/cml_media_alt]Outros projetos

       Atualmente, o Grêmio Católico realiza trabalhos além dos encontros semanais. São eventos presentes na organização:

– Crisma e Primeira Comunhão toda quarta-feira às 19:30;

-Trabalhos voluntários vinculados ao CIABA Solidário (evento que será abordado futuramente);

-Missas: realizadas na primeira segunda-feira de cada mês;

– Romaria da juventude: realizada no primeiro sábado após o Círio de Nazaré em Outubro.

Os responsáveis

[cml_media_alt id='22044']DSC_0383[/cml_media_alt]

Alunos: Cantuária, Karoline Teixeira, Renato Moreno e Pedro Ricardo (da esquerda pra direita).

” O sentimento de ansiedade para que a próxima quarta-feira chegasse logo foi algo que nos consumiu em nosso primeiro grêmio. E todos os motivos para isso resumem-se ao simples fato de nos sentirmos na presença de Deus. Nesses três anos, o grêmio católico se tornou um momento de paz, de alegria, de companheirismo, de entendimento e claro, de formação de uma família. Descobrimos que podemos ser instrumentos de evangelização se nos permitirmos, seja através do nosso simples escutar, de nossas vozes ao cantar, de nossas lágrimas, de nossos abraços pois tivemos a graça de perceber que Deus se utiliza de todas as formas para envolver nossos corações. E uma vez que envolve, nós passamos a desejar que todas as pessoas também sejam tocadas por Ele.

Nosso grêmio não é feito de gente digna ou justa, mas de pecadores que buscam a misericórdia divina e servir ao Reino de Deus tal como Maria, nossa mãe, também serviu: Ouvindo-os Jesus replicou: ‘Os sãos não precisam de médico, mas os enfermos; não vim chamar os justos, mas os pecadores’. (Mc 2,17). Deus abençoe!” Al. Karoline Teixeira, Diretora do Grêmio Católico.

 

 

[cml_media_alt id='22038']DSC_0363[/cml_media_alt]

Grêmio Católico 2016

       A Equipe do Jornal Canal 16 parabeniza o Grêmio pelo sucesso e animação dos seus encontros, agradece a todos os envolvidos e aos que acompanham as matérias. Lembrando que as reuniões ocorrem toda quarta-feira, às 19:30, na capela do CIABA. Quaisquer dúvidas e sugestões, deixe nos comentários!

       Não esqueçam de acompanhar os próximos Grêmios que serão apresentados.

       Obrigado!

Fotos: Al. Teixeira, do 3º ano de Máquinas.

Al. Bemerguy

Aluno do 3° ano do curso de Náutica e Diretor do Jornal Canal 16.

Você pode gostar...