Adeus Ciaba!! Formatura da Turma Leviatã

O dia 06 de dezembro foi marcado por muitas emoções. Depois de três longos anos repletos de histórias, muitas aulas e desenvolvimento pessoal e profissional, além do aprendizado vinculado à  Hierarquia e disciplina,  formaram-se os 146 alunos da turma LEVIATÃ, turma 2011-2013.

Os amigos e familiares dos então formandos chegavam naquela manhã e, aos poucos, iam preenchendo os lugares da arquibancada do campo de futebol do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, onde realizar-se-ia a troca de platinas e a Cerimônia de Formatura de mais uma turma da nossa querida Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

Enquanto isso, em frente a Sociedade Acadêmica Vikings, aguardavam ansiosamente o início do evento os alunos do terceiro ano; Por entre fotos, abraços e alegria contagiante, divertiam-se e sentiam a ansiedade que a data proporcionava-os, e até aquele momento, muitos ainda não acreditavam que o grande dia havia chegado.  .

Estava presente no evento o Excelentíssimo Senhor Almirante-de-Esquadra Ademir Sobrinho, Comandante do 4º Distrito Naval, acompanhado do Senhor Comandante do CIABA, Capitão de Mar-e-Guerra Almeida Gomes, e outras autoridades, que vieram prestigiar o evento.

Até que chegou a vez deles: a alegria era clara e audível; Chegava a turma dos formandos ao som da canção Adeus Escola Querida. Comandados pelo o Comandante-Aluno Vergete, aluno este que obteve a primeira colocação na classificação final da Turma Leviatã, o pelotão formou uma Âncora do tipo Almirantado no centro do campo de futebol.
Depois de formarem no dispositivo, cantou-se o Hino Nacional. E após isso, foi então realizada a Troca de Platinas pelos padrinhos e madrinhas dos mais novos declarados Praticantes.

Este sim, mais um momento repleto de muita emoção: via-se lágrimas, sorrisos, abraços e muita comemoração. Era a sensação de dever cumprido por parte dos Praticantes, que agora sentiam, em cada ombro, o peso e o alívio que as novas Platinas traziam.

Agora os novos praticantes, deixavam ali muitas experiências, uma rotina que viveram por muito tempo. Aqueles rostos, que antes se cruzavam todos os dias, não mais se encontrarão pelos corredores. Nos três anos de convivência foram feitos fortes vínculos de amizade, naquele momento o desejo que os laços de amizades lá conquistados, continuassem firmes, apesar da distância que faz parte dessa nobre profissão estava estampado no rosto de todas essas pessoas de diferentes sotaques que obtiveram êxito e conseguiram realizar a primeira parte do grande sonho.

O mar está a esperá-los, e, enfim, chega a vez de assumirem seu novo lugar.

A Equipe do Jornal Canal 16 parabeniza-os pela conquista. Sejam muito felizes em seus caminhos daqui em diante. Tenham uma ótima Praticagem, Turma Leviatã.

Bons Ventos!

Al. Marcus Leal

Aluno do 3° ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...