Visitação ao Navio Hidroceanográfico Garnier Sampaio

NHo Garnier Sampaio (H-37)

No dia 9 de março, alguns alunos do 3º ano do curso de Máquinas se reuniram no pátio do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar) a espera da condução que os levaram até o Navio Hidroceanográfico Garnier Sampaio, atracado na BNVC (Base Naval de Val-de-Cães) na Baía do Guajará. A chegada ao local se deu por volta de 7h30min e os alunos foram recepcionados pelo CT (Capitão-Tenente) Pedro Paiva, encarregado de navegação do navio.

 

 

     Os convidados foram divididos em três grupos para facilitar na organização da visitação. Os grupos alternaram-se entre a praça de máquinas, convés principal e passadiço. Durante a visita, os alunos foram conduzidos pelo CT Brandão e puderam conhecer os equipamentos presentes no cotidiano de quem trabalha a bordo. Dentre os compartimentos visitados estiveram a praça de máquinas, que contém os motores de propulsão, geradores, compressores, e onde os estudantes aprenderam mais sobre o Sistema com Hélice de Passo Variável e Sistemas de Governo com o 1º Sargento Cunha e sobre paralelismo e transferência de carga de um gerador para o outro com o 3º Sargento Salazar; o convés principal, com algumas  máquinas de forças; e o passadiço com aparelhos de comunicação, painéis e instrumentos de navegação e manobras.

 

Al. Tenório na praça de máquinas

     Essa oportunidade que o CIABA e o NHo Garnier Sampaio nos proporcionou foi de grande importância para nós. Ter contato direto com tudo aquilo que vimos em sala de aula só serviu para abrilhantar a nossa mente e ter a certeza que fizemos a escolha certa. De primeiro instante, estar na praça de máquinas foi impactante.. No passadiço o que reinava era um horizonte, as ilhas, computadores, uma carta náutica, e caneta; e na máquina, o calor dos motores, uma ferramenta certa e uma praça de puro aço.. ali sim era o meu lugar! (Al. Tenório)

 

 

CC Diniz Coelho em conversa com os alunos

 

Ao final da visita, o CC (Capitão de Corveta) Diniz Coelho, comandante da embarcação, agradeceu aos visitantes e disse se sentir agraciado em poder interagir e contar com os Alunos do CIABA e ressaltou a importância desse tipo de visita na formação dos mesmos, que os aproxima ainda mais daquilo que eles verão a bordo dos navios.

 

 

 

Características do NHo Garnier Sampaio (H-37)

Dimensões: 47.6 m de comprimento, 10.5 m de boca e 3.1 m de calado;

Propulsão: 2 motores diesel Ruston tipo 6 RKCM de 1.700 bhp cada, acoplados a 2 eixos e 2 hélices Stone Vickers 63XS de quatro pás, de passo controlado;

Combustível: 88 toneladas;

Eletricidade: 2 geradores diesel G & M Power de 230 kW;

Velocidade: máxima de 14 nós;

Equipamentos: 1 bote inflável para seis homens;

Tripulação: 35 homens, sendo 4 oficiais, 7 sargentos e 24 praças.

 

 

 

 

Al. Paiva

Texto – Al. Paiva

Al. Gurgel

Revisão – Al. Gurgel

Al. Paiva

Al. Paiva

Diretor do Jornal Canal 16, Representante do CIABA Solidário, cursando o 3º ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...