Secretário geral da IMO lança o tema de 2015 do Dia Marítimo Mundial: “Educação e Formação Marítima” na Universidade Marítima Mundial

Tradução do arquivo de conferência de imprensa publicado no site oficial da IMO, no dia 14 de Janeiro de 2015.

Secretário geral da IMO, Koji Sekimizu, lançou o tema do Dia Marítimo Mundial deste ano, “ Educação e Formação Marítima”, dizendo aos estudantes e funcionários da Universidade Marítima Mundial (UFM) que a educação e formação marítima  foi essencial para a sustentabilidade a longo prazo do setor, tanto no mar como na terra.

“Normas eficazes de formação continuam a ser a base de uma indústria de transporte seguro e protegido, que precisa preservar a qualidade, habilidades práticas e competências dos recursos humanos qualificados”, disse Sekimizu, acrescentando que o tema do Dia Marítimo Mundial de 2015 proporcionou a oportunidade de destacar a importância para todos, não apenas dentro da indústria de transporte, de haver quantidade e qualidade suficiente de educação e formação  marítima disponíveis para atender às necessidades do setor, agora e no futuro.

“A Convenção e Código STCW de 1978, conforme alterada, é a referência internacional para a formação e educação dos marítimos. Enquanto o cumprimento de suas normas é essencial para servir a bordo dos navios, as habilidades e competência dos marítimos, e na verdade, o elemento humano em terra, só pode ser adequadamente sustentado, atualizado e mantido por meio da educação e da formação marítima eficaz “, acrescentou.

Dirigindo-se à classe de alunos de pós-graduação de 2015, que começaram seu primeiro semestre na UFM, em Malmö, na Suécia, o Sr. Sekimizu disse que a universidade era um dos pilares da educação e da formação marítima global e uma parte vital e integral da família IMO .

Na IMO,  somos os únicos entre as agências da ONU a ter duas instituições de ensino filiadas – a Universidade Marítima Mundial e o Instituto de Direito Marítimo  (em Malta). “Estamos muito orgulhosos destes e de muitos outros graduados que tenhamos formado, que agora ocupam cargos de responsabilidade e influência dentro da comunidade marítima”, disse ele.

Sem uma força de trabalho qualificada, motivada, treinada e habilitada de acordo com as normas internacionais adequadas, a indústria marítima não pode prosperar. Não só isso, mas todos os muitos avanços que foram feitos, em termos de segurança e impacto ambiental, estão em risco se os que estão a “frente” são incapazes de implementá-los corretamente.

Durante o treinamento marítimo cabe às instituições de formação reconhecidas e autorizadas pelas autoridades nacionais cumprir as normas da Convenção STCW, a IMO como uma organização apoia eventos de formação de habilidades base e partilha de conhecimentos técnicos, através de eventos de formação do Programa Integrado de Cooperação Técnica e workshops nacionais e regionais, que oferecem pequenos cursos de melhoramento, normalmente baseados em cursos no modelo da IMO.

Em outro nível, a Universidade Marítima Mundial e do Instituto de Direito Marítimo IMO estão na vanguarda da estratégia de reforço das capacidades da IMO, apoiando à formação de pós-graduação, a fim de manter um quadro de gerentes de alto nível, decisores políticos e outras pessoas-chave.

Enquanto em Malmö, Mr. Sekimizu também fez uma visita ao local da futura casa de UFM, em Tornhuset, a localização central, a construção principal do porto histórico que está sendo reforçada por uma nova adição dramática projetada pelo renomado arquiteto Kim Utzon em colaboração com Tyrone Cobcroft da Terrior Architects (Austrália). A nova construção será inaugurada em maio de 2015.

Dia Marítimo Mundial. 

O tema do Dia Marítimo Mundial fornece um foco para as atividades durante todo o ano, enquanto o próprio dia é comemorado na sede da IMO e em todo o mundo na última semana de setembro. Desde 2005, um evento oficial paralelo também foi realizado, apresentado por um Estado-Membro da IMO.

Em 2015, o evento paralelo será realizado no Japão.

___

IMO – Organização Marítima Internacional – é a agência especializada das Nações Unidas responsável pela proteção e segurança da navegação e pela prevenção da poluição marítima por navios.

Web site: www.imo.org

Al. Carolina Costa

Al. Gabriela

Imediata Aluna - Curso de Náutica

Você pode gostar...