Pré-praticagem dos alunos de Máquinas na Base Naval Val-de-Cães

Setembro, para os alunos maquinistas do terceiro ano, foi um mês diferenciado devido as aulas práticas em navios cedidos pela Base Naval de Val-de-Cães (BNVC), cuja estas foram tão proveitosas e bem aceitas que acabaram denominadas pelos próprios alunos como: “Pré-praticagem”. Sendo um incentivo dos Mestres do curso de Máquinas: CF-T-RM1-Vitor Hugo e 1OM Aelcio, por fazer possível estas atividades e dispor de toda atenção diária, sanando dúvidas frequentes do procedimento prático e teórico e ajudando na absorção e transformação pessoal por fornecer tão importante engrandecimento: O saber.

E por não menos que isso, o devido reconhecimento e agradecimento de todos os alunos e da equipe do Jornal Canal 16 a estes, por não só ensinarem, mas fazerem a diferença. Agradecimento especial também a todos os envolvidos da Base Naval, por nos acolherem em seus navios e fornecerem os mais diversos ensinamentos e serviços, podendo ser o mais básico como uma troca de filtro, uma limpeza na caixa de mar, análise do painel elétrico… Até o mais difícil, como o auxílio necessário a retirada de um motor da praça de máquinas. Todos esses ensinamentos tiveram a sua devida importância e, podem ter certeza, que serão levados para o nosso dia a dia a bordo.

 

“Conte-me e eu esqueço.
Mostre-me e eu apenas me lembro.
Envolva-me e eu compreendo. ”
Confúcio

 

Alguns depoimentos:

“Sem palavras para descrever o quanto aprendi essa semana no Navio Hidrográfico Garnier Sampaio, além da imensa satisfação de poder fazer parte da manutenção do navio que levará Nossa Senhora no Círio de Nazaré. Um agradecimento a toda tripulação, em especial ao Sgt Florenço, que nos instruiu com muita paciência muito  conhecimento.”
Al. Lisboa

 

“Considero a iniciativa das duas Instituições (CIABA e BNVC) de grande importância para ambos, onde a BNVC conseguiu mão de obra muito qualificada a custos zero e o CIABA a aplicação de treinamento prático a seus alunos.

Só que o maior beneficiado com esta iniciativa foram os alunos do CIABA, pois conseguiram colocar em prática todos os ensinamentos recebidos até então.

Espero que essa iniciativa continue e mais matérias sejam ministradas aproveitando essa parceria e que mais alunos (de todos os anos e cursos) usufruam deste benefício.

Gostaria de ressaltar um ponto muito importante observado neste curto período de parceria, os alunos puderam sentir o que ocorre de fato no dia a dia de qualquer profissional que tem uma vida no mar. A rotina diária, os problemas enfrentados com mão de obra terceirizada ou não, fornecimento de material, dificuldades na execução dos trabalhos a bordo, e claro, as soluções encontradas e dadas pelo pessoal de bordo. Resumindo, os alunos conheceram um pouco do que enfrentarão muito em breve.”

1OM Aelcio, professor

 

 

 

 

 

 

TEXTO – AL. NATÁLIA BELEI

REVISÃO – AL. PAIVA

Al. Natália Belei

Aluna do CIABA, cursando o 3º ano de Máquinas. Vice-diretora do Jornal Canal 16. Tem ávido desejo de conhecer o mundo. Carioca que não gosta de dias nublados. Adora café e um bom livro/filme nas horas vagas. Se dedica quase que integralmente a atividades sem fins lucrativos. Gosta de correr, remar, jogar futebol e poderia passar horas falando de si mesmo na terceira pessoa do singular.

Você pode gostar...