O que é EFOMM? Tire suas dúvidas! (Com vídeo)

O que é EFOMM?

(PARA MAIS INFORMAÇÕES, ASSISTA AO VÍDEO DO JORNAL CANAL 16!!!)

     A pergunta que dá título à matéria é também uma dúvida cruel que persegue a todos que um dia ouvem falar esse nome. Seja você candidato, aluno, parente de alguém ou até mesmo nunca tenha ouvido falar em EFOMM, o texto e vídeo encontrados aqui irão lhe ajudar a entender melhor sobre o assunto. Aproveitem!

bP6r7j4Q5ghSRxu6HxsHj0ekiUYhpwrTzkXZOtPmp8Q

Entrada do CIABA

     EFOMM: Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, essa é nossa sigla e local de formação. Existem apenas duas no Brasil, localizadas em Belém, dentro do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar) e no Rio de Janeiro, situada no CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha). Como o próprio nome deixa claro, destina-se a formar Oficiais nos cursos de Náutica e Máquinas para a Marinha Mercante do Brasil.

unnamed-1024x768

Concurso EFOMM 2015

      A formação do oficial da EFOMM se dá em 3 anos de curso e 1 ano de estágio embarcado. Porém, para ingressar na Escola, todos devem passar pelo período de: Provas de Conhecimento, Exames de Saúde, Testes de Suficiência Física e Adaptação. A prova consiste de 4 disciplinas (Português, Inglês, Física e Matemática) e 1 redação, na qual os alunos que forem aprovados, serão chamados para as etapas seguintes. No primeiro ano, todos os alunos têm aulas iguais de matérias básicas que qualquer pessoa a bordo de um navio deve conhecer, como: Arquitetura Naval, Combate a Incêndio, etc. Ao final do primeiro ano, é dada ao aluno a opção de escolha do seu curso de especialização, sendo as opções  os cursos de Máquinas e Náutica.
IMG-20160125-WA0047-1024x768

Período de Adaptação

     O curso de máquinas é voltado à formação dos Oficiais responsáveis por toda a parte mecânica e elétrica do navio. Tal curso tem a duração de dois anos e aborda matérias técnicas, como: Motores de combustão interna, Caldeiras e Refrigeração. Os oficiais de máquinas a bordo são capazes de cuidar de todos os sistemas da máquina, desde a propulsão até mesmo geração e distribuição de energia.

     O curso de náutica forma os Oficiais responsáveis por pilotar e administrar o navio. Esse curso também tem duração de 2 anos. Durante as aulas, os alunos recebem instruções em diversas áreas da navegação, como: Meteorologia, Navegação e Estabilidade. Os oficiais de náutica são responsáveis pela navegação, movimentações de carga e controle de estabilidade da embarcação, organização de documentos e informações de segurança.

   IMG-20160128-WA0009-768x1024  Durante sua formação, os alunos da EFOMM também fazem parte do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (NFORM), o que significa que todos são também militares da Marinha do Brasil. Nos 3 anos de escola, eles são comparados a Cabo com precedência. Ao final dos três anos, o aluno da EFOMM é promovido a Guarda-Marinha, sendo posteriormente transferido para a reserva não-remunerada da Marinha.

     Ser oficial da reserva da Marinha significa que os alunos que se formam na EFOMM não trabalharão na Marinha de Guerra. Os oficiais da reserva podem escolher exercer outra profissão no meio civil. Portanto, ao se formarem, todos poderão trabalhar em empresas de navegação, que não precisam ter qualquer vínculo com a Marinha de Guerra. Porém, por serem oficiais da reserva, os profissionais podem ser convocados de volta à ativa em caso de necessidade da Marinha.

     Após formados, os alunos ingressam no período de praticagem, onde passam um ano embarcados em navios mercantes. Esse período de estágio é obrigatório e faz parte da formação do oficial. É durante a praticagem que o aluno pode aplicar todo o conhecimento teórico adquirido durante as aulas no CIABA-EFOMM. A praticagem é um período supervisionado, onde o aluno é instruído por outros oficiais a bordo e aprende tudo que deverá fazer quando for de fato um oficial formado. Após o período de praticagem, o aluno deverá devolver sua documentação ao local em que se formou, com aprovação do comandante do navio onde fez a praticagem, para somente então receberem a documentação de embarque e, consequentemente, serem declarados Oficiais da Marinha Mercante.

      Para mais informações, deixe sua dúvida nos comentários e não deixem de acompanhar as próximas reportagens sobre vida a bordo, cursos e oportunidades de trabalho, além do acompanhento sobre o Concurso EFOMM 2016!

      O Jornal Canal 16 agradece a atenção, muito obrigado!

Al. Marcus

Al. Marcus – Texto

Al. Natália Belei

Al. Natália Belei – Texto

Al. Bemerguy

Al. Bemerguy

Aluno do 3° ano do curso de Náutica e Diretor do Jornal Canal 16.

Você pode gostar...

  • Roney

    Qual o limite de idade para ingressar na EFOMM

    • Al Santos

      Roney, o candidato deverá ter idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 01 de janeiro do ano que ele ingressar na instituição.

  • Igor Santos

    E o salário depois que tiver formado?

    • Al Santos

      Igor, é quase unânime a visão daqueles que almejam ao cargo de aluno da EFOMM acerca da remuneração correspondente à futura profissão, entretanto a realidade não condiz exatamente com a mentalidade de cada um, já que o salário é diretamente proporcional à responsabilidade que um oficial mercante tem. O salário é considerado alto se comparado a outros profissionais recém-formados, todavia está apenas condizendo com a competência necessária na função exercida. Abraços

  • Luis lima

    Para entrar na marinha mercante o pai ou a mãe tem qe ser militar

    • Al. Gurgel

      Negativo, Luis Lima. Basta ser brasileiro, ter entre 17 e 23 anos de idade, ter concluído o Ensino Médio e etc. Você pode saber mais pesquisando no Edital do Concurso da EFOMM.

  • Moaci Oliveira

    Boa tarde!
    Como funciona o regime da CIAGA? Apos formado em algum desses Centros de Instrução o Guarda-Marinha recebe o certificado de Formação Superior em Ciências Náuticas e assim podendo fazer o concurso do Quadro Complementar de Oficiais do Corpo da Armada, correto?

    Abraço.

    • Al Santos

      Exatamente, Moaci, tanto no CIABA quanto no CIAGA.

  • Ítalo Costa

    Concluindo o curso de formação, pode-se optar por ser oficial da marinha de guerra?

    • Al Santos

      Ítalo, ao concluir o curso de formação da marinha mercante você será nomeado Segundo-Tenente da Reserva não Remunerada (2T-RM2) da Marinha do Brasil, com o título de Bacharel em Ciências Náuticas. Porém, caso você queira ser Oficial da Ativa, você precisará prestar o concurso público para ingresso no quadro complementar de oficiais da Marinha (concorrendo amplamente com todos os candidatos com titulação de ensino superior).

  • Vitor Emmanuel

    Para fazer a prova da EFOMM, qual é a idade mínima e máxima?

    • Al. Paiva

      O candidato deverá ter entre 17 e 23 anos no término do período de adaptação, geralmente no final de janeiro, quando finalmente ingressará na Instituição.

  • Hugo Silva

    Possuindo curso superior, ao final de 3 anos do curso, seria possível aproveitamento por parte da marinha? No caso faço 24 anos em abril de 2018 ainda posso certo ? E já possuo formação nível superior. Agradeço as dicas.

    • Al. Paiva

      Hugo, dependendo do seu curso superior, pode ser aproveitado sim, porém, as empresas visam a formação mercante em si.
      Sim, você poderá ingressar na Instituição, pois no ato do ingresso você terá 23 anos ainda.

  • Rodrigo Soares de Sousa

    No período que eu estiver cursando no ciaba, eu poderei retornar nos finais de semana pra casa ou sair pra ir em algum lugar ?

    • Al Santos

      Sim, aos finais de semana os alunos são autorizados a sair da instituição.