Juramento e Baile

“Enfim o dia 15 de maio chegou”. Tal frase reflete bem o sentimento que tomou conta dos alunos do primeiro ano do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar. O que falar deste dia? Como retratar um dia ímpar na vida de cada um? É uma tarefa difícil, mas como foi dito, vivemos um momento único, em que a batalha que cada um travou para alcançar a vitória é rememorada e tudo começa logo cedo quando alunos do primeiro ano começavam seus preparativos. Muitas lembranças, pensamentos e principalmente a ansiedade era notada nas feições desses jovens que apesar do pouco tempo como militares já haviam se transformado em homens e mulheres completos.

Logo chega à hora, e com frio na barriga, os personagens montam sua formatura que seria assistida pela Vossa Excelência Capitão de Mar- e – Guerra Júlio César, Vossa Excelência Capitão de Mar- e – Guerra Medeiros, Vossa Excelência comandante do 4° Distrito Naval Vice – Almirante Edlander Santos e demais. Então o som do bumbo é ouvido, o silêncio paira, o corpo treme, as lágrimas enchem os olhos e o peito infla de orgulho então ao longe se escuta: “A entrada dos alunos do primeiro ano”. Inicia-se o juramento. Com o bradar alto e vibrante da canção Viva a Marinha e com palmas de seus familiares e amigos os alunos foram recebidos ao adentrar na pista onde a cerimônia seria realizada.

“Alunos e alunas do primeiro ano, ao prestarem juramento solene à bandeira nacional às senhoras e senhores assumem um compromisso de profundo significado: jurar defender a pátria mesmo que com o sacrifício da própria vida. Isso não deve ser entendido como retórica, mas sim como uma honrosa promessa que traz ainda valores que devem ser observados no nosso dia a dia, tais como a hierarquia, disciplina, o exemplo, a justiça e o respeito. Ao incorporarem esses valores em vossos espíritos, estará consolidando na vossa jornada o sucesso profissional a felicidade pessoal.” Palavras as quais foram reportadas aos alunos do primeiro ano do CIABA pela Vossa Excelência Capitão de Mar- e – Guerra Júlio César e então o juramento a bandeira nacional foi devidamente realizado e os alunos enfim integrados a Marinha do Brasil.

Um sentimento de vitória e emoção tomou conta após o término da cerimônia e a saudade que por muito tempo foi sentida enfim foi saciada, enquanto abraços apertados e saudosos eram distribuídos pelos seus familiares. Como aluno do primeiro ano e participante do referido dia posso, mesmo que de forma impessoal, dizer que descrever o dia 15 de maio é complicado, pois o dia amanhece diferente, o clima conspira a favor do evento e o choro torna-se quase impossível de controlar. Na noite do mesmo dia há o baile de comemoração e é nesse momento que pais e amigos podem aproveitar a conquista daqueles que amam e esbanjar alegria. Nós tínhamos uma missão e falando pelo corpo de alunos do primeiro ano, cumprimos com graça e elegância e sem nunca esquecer que somos da Marinha do Brasil.

Al. Lima – Texto

Você pode gostar...