Independência da República Gabonesa e Homenagem

No dia 17 de agosto, última quinta-feira, comemorou-se os 57 anos da Independência do Gabão e, como não poderíamos deixar passar, o Jornal Canal 16 esteve presente em mais uma homenagem aos alunos já formados e estudantes do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar). Este ano a escola possui 5 estudantes gaboneses da EFOMM, da turma do segundo ano, os quais acrescentam cultura, conhecimento, carinho e ótimas amizades no corpo de alunos assim como os outros estrangeiros de outros países, proporcionando assim o intercambio de todos.

Na própria quinta-feira, o aluno mais antigo dentre os homenageados da escola, Girel, apresentou uma palestra englobando todos os pontos importantes e convidativos acerca do seu país. Falou sobre cultura, pontos turísticos, morfologia física, tradições, as forças militares, dentre outros fatos maravilhosos sobre o Gabão – oficialmente República Gabonesa, é um país que se situa na África, limitado a norte pelo território de Rio Muni (Guiné Equatorial) e pelos Camarões, a leste e a sul pelo Congo e a oeste pelo Oceano Atlântico e pelo Golfo da Guiné, por onde é vizinho próximo de São Tomé e Príncipe e da ilha de Pagalu (Guiné Equatorial). Estavam presentes, nesta ocasião, o comandante do CIABA, CMG Fábio Andrade, o Comandante e Imediato do Corpo de Alunos, os alunos gaboneses homenageados, o Oficial Aluno Benedito, o amigo mais próximo Fabrício Andrade e a representante do Jornal Canal 16. Após a explicativa e ótima palestra, a qual visivelmente exaltava e alegrava os alunos ao lembrar mais ainda sobre seu país e suas tradições, foram discursadas palavras de agradecimento por parte do Senhor ImCA, Senhor Comca e, por fim, do Senhor Comandante do CIABA, além das palavras de homenagem do grande amigo Fabrício Andrade e agradecimentos do Oficial Aluno acerca do almoço que se seguiria e da oportunidade de se fazer presente, do carinho e da exaltação de ter estes alunos conosco em nossa caminhada. O Jornal Canal 16 também agradece poder estar presente e trazer as notícias em primeira mão para os alunos da EFOMM, familiares e amigos.

Depoimento do aluno mais antigo, GIREL (Al. Do segundo ano de Náutica):

Eu conheci a EFOMM pelo meu tio quem foi o primeiro gabonense a se formar no CIABA, assim que eu acabei o ensino médio, eu tinha como objetivo Aeronáutica, mas acabei começando a fazer faculdade em eletromecânica ao Senegal.

Porém, eu concorri dentro das 05 vagas quem foram disponibilizadas para meu país. No início, tinha uns 10 concorrentes, mas ao longo do processo seletivo foram cortar, devido aos diferentes critérios de seleção.

Meus primeiros dias na Escola não foram muito agradáveis, com a dificuldade da língua foi muito difícil de se comunicar com os outros e se entender. Mas nada disso foi capaz de me fazer desistir do meu objetivo,  uma das vantagens que eu tive é de já tinha visto algumas das matérias que estudaríamos ao longo do curso e com a ajuda do meus amigos brasileiros( Peletao ÉCHO, C7, C6) e nossa professora Maria Anice Viana De AZEVEDO ficou mais fácil aprendizagem da língua, já que o francês é um pouco parecido ao português. No lado militar foi tranquilo porque já sabia o que esperar aqui com pai e mãe militar então sabia como devia ser e apoio dos guardas marinhas Fredson RODRIGUES e Andres ARANCIBIA HERRERA.

Hoje, eu gostei da formação, já que tem alguns pontos parecido com o que eu queria fazer antes (viajar, conhecer outros países, outras culturas etc) e com as amizades  e família que eu fiz aqui na Escola.

É uma honra defender as cores do meu país e um orgulho de ser o primeiro colocado vestindo a tocha do meu país, também um desafio enorme, sabendo a história de todos os gaboneses que passaram por aqui. Estou muito feliz e ansioso de fazer parte da esfera mercante.

Nomes dos homenageados:

Girel MANFOUMBI ONDZAGHA  20 anos

Marcelin NGUEMA ASSOUMOU 26 anos

Chancel Joris ESSONO ABESSOLO 23 anos

Leandre NFOULE BIYOGHE 24 anos

Cyril BIVEGHE BI OBIANG 24 anos

 

TEXTO

REVISÃO

 

 

 

Al Samara Costa

“Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” Copidesque do Jornal; cursando o 3º ano de náutica.

Você pode gostar...