A Equipe de Remo do CIABA participa da Regata Cisne Branco

A Equipe de Remo, há tempo, vem lutando para conseguir seu espaço na instituição do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar), como também entre outras equipes do estado. Após 4 anos afastada de uma regata, essa começou estreando bem o ano de 2017 participando da Regata Cisne Branco – na sexta-feira, 21 de abril – sendo uma das regatas de cunho militar mais prestigiadas dentre as competições.

O Nve foi encomendado de Amsterdã pela Marinha do Brasil, a fim de comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil, ficando pronto no tempo recorde de 1 ano e 3 meses; sendo entregue no dia 4 de fevereiro de 2000 e incorporado à Armada em 9 de março, dia da Regata Internacional Comemorativa aos 500 anos de Descobrimento.

Ele possui o comprimento total de 76,00m, o calado de 4,80m e 1.038 toneladas. Sua velocidade máxima a motor pode alcançar 11 nós (20 km/h) e a velocidade máxima à vela chegando a 17,5 nós (32 km/h). Esse navio representa a Marinha e o Brasil em diversos eventos náuticos que acontecem todo ano, além de também contribuir na formação dos alunos da Escola Naval (EN) e das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), com as tradições navais e na mentalidade marítima – incutindo-os a Amazônia Azul, por fazê-los atentar para o fato de que este país, além de ser continental, é também marítimo, onde sempre haverá o seu desenvolvimento atrelado ao mar.

Aos comandos do Capitão de Mar e Guerra João Alberto de Araujo Lampert, o Veleiro visitou Belém, trazendo não só a competição, como também a exposição ao público de toda sua história, movimentando a cidade durante todo o final de semana. A regata consistia em várias modalidades, como: 4 Com masculino, Skiff masculina, Canoagem feminina e masculina etc. E as mais diversas equipes compareceram ao evento, como: Paysandu, Associação Guajará, Tuna, CIABA, entre outras. Representando a Marinha nessa competição, o Remo do CIABA conquistou o segundo lugar no Skiff Single masculino e o quarto no 4 Com masculino. Sendo essa, a primeira disputa da instituição após um bom tempo em “jejum”.

A Regata Cisne Branco trouxe esperança para a equipe que, há muito tempo, estava treinando apenas em um tanque projetado e que, devido a ausência de equipamentos, possuía dificuldades em consertar o seu barco. E foi com muita ajuda que a Equipe do CIABA pode sonhar em competir novamente e tentar galgar passos cada vez mais largos.

Quando assumimos a frente do grêmio de remo, o maior objetivo era virar uma equipe para podermos disputar regatas ao longo do tempo. Contudo, já estaria satisfeito se conseguíssemos apenas virar equipe no CIABA  e ter um pouco mais de credibilidade para futuras competições nos anos seguintes.

Em 4 meses, Deus mudou nossa história, nos dando a capacidade desse sonho se realizar. Juntamente com as alunas Natália Belei e Brígida formamos uma equipe,  a qual posso chamar de segunda família, de 17 irmãos e um professor que muitas vezes age com um grande pai. Juntos conseguimos vencer cada obstáculo e fazer nosso grêmio e equipe crescerem cada vez mais. Assim como a grande contribuição do Capitão de Fragata Henrique, do Capitão de Corveta Diniz Coelho e do Capitão Tenente Mafra que colaboraram a todo momento com o desenvolvimento da equipe.

Deus ainda nos abençoou com a primeira competição que o CIABA participou depois de 4 anos ausente. Essa regata, Cisne Branco, que apesar das dificuldades de treinamentos, conseguimos superar nossas expectativas e tivemos uma honrosa chegada.

Deus sabe o que faz. Sabia o quanto queríamos isso, via um empenho de uma equipe que tinha apenas uma promessa de tentativa de competição e que, hoje, nos abençoa com treinamentos para vencermos e nos deu esperança para o resto deste ano. Por isso não me canso de agradecer a Ele por todas essas maravilhas, por ter colocado pessoas que somassem, pela equipe esforçada, pelo amor que temos ao esporte.  E para quem não acreditava em milagres, eis uma prova. Contudo, eu tenho certeza que virão muitos outros. Concluo com uma frase que me motiva todos os dias quando penso nas pedras no caminho que enfrentamos; “Desista de desistir dos seus sonhos.”

Presidente da Equipe de Remo do CIABA, Al. Túlio Ranieri

Se você também quiser contribuir de alguma forma para equipe, basta entrar em contato com o jornal.

 

Al. Natália Belei

Aluna do CIABA, cursando o 3º ano de Máquinas. Vice-diretora do Jornal Canal 16. Tem ávido desejo de conhecer o mundo. Carioca que não gosta de dias nublados. Adora café e um bom livro/filme nas horas vagas. Se dedica quase que integralmente a atividades sem fins lucrativos. Gosta de correr, remar, jogar futebol e poderia passar horas falando de si mesmo na terceira pessoa do singular.

Você pode gostar...