Empatia é a palavra chave

               Uma ação de cidadania que teve iniciativa dos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, foi realizada no dia 29 de julho através do projeto denominado CIABA Solidário, na qual objetivou a humanização solidária e que atendeu 35 crianças e adolescentes —todas em tratamento oncológico–. O projeto foi realizado na Casa Ronald McDonald, instituição sem fins lucrativos, localizada na cidade de Belém do Pará, que adota um programa do Instituto Ronald McDonald e recebe apoio institucional da Associação Colorindo a Vida.

               Durante a visita, 12 voluntários do projeto CIABA Solidário conheceram o espaço físico da Casa, conferindo de perto o dinamismo de acolhimento às famílias. O grupo foi guiado pela assistente social da casa que frisou a importância de projetos como esse. “Todos eles vêm do interior do estado, então estamos lidando com pessoas muito carentes. Para nós, é muito importante a participação dos voluntários com ações sociais porque a casa trabalha em torno das doações de vocês e essas pessoas que trazem um pouco de amor, carinho, cuidado e atenção faz muito a diferença na vida delas”, relatou a assistente social.

              A atividade esteve ligada à prática pedagógica de recreação, simultaneamente com a participação dos voluntários do CIABA Solidário. Também foram realizadas atividades de interação com as crianças, como música, desenho, pintura e muita brincadeira. “É tão contagiante ver esses sorrisos tímidos e olhares curiosos. Na mão o pincel, empolgadas para transformar o branco em colorido. Essa é uma forma para amenizar tudo isso, pois não deve ser nada fácil, principalmente para os familiares, acompanhar o tratamento de crianças que enfrentam o câncer logo no início da vida”, comentou um dos voluntários e coordenador do projeto.

               Os alunos levaram mais de um mês para organizar todo planejamento e programação do projeto CIABA Solidário na Casa Ronald. Com a iniciativa de alguns alunos de levar solidariedade em prol dessa causa, gerando a oportunidade de oferecer às crianças momentos de acolhimento e alegria.

Solidariedade em ação
               A Casa Ronald McDonald, em Belém, foi inaugurada em julho de 2012, a partir da necessidade de uma casa de apoio para abrigar crianças e adolescentes do interior do Pará e de estados vizinhos, em tratamento oncológico na capital paraense. Antes da Casa atuar, muitas crianças não aderiam ao tratamento porque suas famílias não podiam arcar com os custos de estadias, alimentação, transporte e outras despesas em Belém, durante o longo período de tratamento. Portanto, a Casa Ronald McDonald precisa da doação e atuação de voluntários para melhor atender estas crianças e suas famílias. Para doar, basta entrar em contato pelos números (91) 3229-3342, (91) 3243-2881 e (91) 3081-5130. A Casa Ronald McDonald está localizada na Rua Mariano, nº 123, esq. c/ Av. João Paulo II, Castanheira (Belém – PA).

O que é o CIABA Solidário?
               O CIABA Solidário é um projeto que começou em 2013, quando os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do CIABA, em Belém, despertaram para um ato simples: a solidariedade. Deste despertar, surgiu o abraço à causa de instituições carentes que, sem ajuda governamental, lutam para manter-se de pé, ajudando pessoas que precisam não só do material, mas do olhar sincero e do sorriso amigo.

 

 

TEXTO – AL. PAIVA

Al. Paiva

Presidente do Jornal Canal 16, Representante do CIABA Solidário, Guarda Bandeira e cursando o 3º ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...