Dicas: Documentação e Enxoval!

ADAPTAÇÃO 2015

             A equipe do Jornal Canal 16 parabeniza e dá as boas vindas aos candidatos aprovados nas etapas anteriores e classificados para a fase de Adaptação ao ingresso na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM 2015-2017, no CIABA. Será uma jornada inesquecível de aprendizado profissional e humano, que se inicia para uma experiência que fará a diferença em suas vidas!

Candidatos EFOMM 2015 TITULARES CIABA

Candidatos EFOMM 2015 RESERVAS CIABA

 

Importante! 

Documentos

             No início da adaptação será realizada a fase de verificação da documentação, ocasião em que todos os candidatos classificados deverão apresentar as cópias autenticadas dos documentos ou acompanhadas do respectivo original, sob pena de eliminação do Processo Seletivo caso não corresponda ao exigido no Edital 2015, item 15.

           Cabe ressaltar que os referidos documentos não podem conter quaisquer rasuras, emendas ou qualquer outra irregularidade. Essa fase é de extrema importância para promover a integração do candidato-aluno na estrutura organizacional do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar e permitir a ambientação com a rotina e atividades de aluno da EFOMM e do NFORM. Ao se apresentar para o Período de Adaptação, o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

             a) Certidão de Nascimento do Registro Civil – 2 cópias

          b) Certificado ou declaração de conclusão do curso de Ensino Médio ou equivalente,  emitido por estabelecimento de ensino reconhecido – 1 cópia

              c) Histórico escolar – 1 cópia;

          d) Certificado de comprovação de situação militar (Certificado de Alistamento, Dispensa de Incorporação ou de Reservista), para o candidato do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos – 2 cópias

               e) Documento de identificação – 2 cópia

              f) Certidão de Quitação Eleitoral, acompanhada da correspondente Validação da Certidão (www.tse.gov.br), emitida após 29 de novembro de 2014 (obrigatório para maior de 18 anos) – 1 cópia

              g) Termo de Autorização do responsável legal para incorporação à Marinha, quando menor de 18 anos, com firma reconhecida por autenticidade; (Termo_autorizacao)

               h) CPF – 2 cópias

i) PIS/PASEP (para os cadastrados) – 2 cópias;

j) Duas fotos 3×4 coloridas, de frente e recentes.

OBS:

    –  Além da documentação exigida, é importante que você tenha em mãos, caso seja necessário: Título de eleitor, RG, CPF, Carteira de Vacinação, comprovante de residência e o certificado de reservista.

     – Lembramos que se possível, os candidatos deverão abrir corrente em uma das agência da rede bancária brasileira, para agilizar o processo de pagamento dos alunos, que ocorre após a incorporação à Marinha do Brasil.  Aos que já possuem conta levar um comprovante  (número e agência).

 

 

Organizando a Mala!

É chegada a hora de arrumar as malas para a adaptação e como de costume são muitas as dúvidas do que levar na bagagem, por isso o Canal 16 na tentativa de facilitar a vida dos candidatos, apresenta algumas sugestões baseadas em anos anteriores e no Edital do processo Seletivo 2015.

 

tabela 1

tabela 2

 

tabelaaa 3

 

tabela4

 

tabela 5

 

TABELA Dicas (PDF):  DICA Enxoval Adaptação EFOMM 2015

Candidatos, com essas dicas e recomendações sobre a documentação e enxoval a ser utilizado no CIABA, esperamos contribuir para seu bom desempenho nessa fase inicial. Lembramos que as sugestões aqui disponibilizadas decorrem de experiências vivenciadas pelos alunos em anos anteriores e poderão ser úteis para esse momento que os espera.

Continuem atentos aos posts deste Jornal Canal 16, que repassará informações, dentre as quais a Relação dos Nomes de Guerra e Pelotões, assim como a cobertura da rotina no período de Adaptação.

 

Al. Larissa Moura

Al Larissa Moura

Al Larissa Moura

Aluna do 3° ano do curso de náutica. Vice- Diretora do Jornal Canal 16.

Você pode gostar...

  • Lauren

    Eu perdi meu RG e devido ao recesso de final de ano não sei se vai dar tempo de tirar outro. Não tenho nenhum outro tipo de documento de identificação e estive usando um boletim de ocorrencia esse tempo. Ele vai vencer dia 30 de janeiro, por ai (validade de 90 dias). Eu posso apresentá-lo como documento de identificação caso não dê tempo de tirar a 2a via do RG?

    • Al Larissa Moura

      Lauren,
      Acredito que o boletim de ocorrência pode ser apresentado, desde que no prazo de validade, preferencialmente com comprovante de solicitação da 2ª via do referido documento. Não esqueça que terá que entregar as cópias dos documentos, providencie urgente.
      Al. Larissa Moura

  • Jacó

    Olá!
    A mala tem que ser preta ou pode ser de outra cor, como verde lodo?

    • Al Larissa Moura

      Jacó,
      Preferencialmente preta, porém são permitidas malas em cores neutras, como o verde escuro.
      Al. Larissa Moura

  • Robson

    Boa noite, sou candidato da reserva e gostaria de saber se o site nos informará diariamente sobre baixas que poderão haver. Desde já obrigado.

    • Al Larissa Moura

      Robson,
      Normalmente o site não disponibiliza esse tipo de informação.
      Al. Larissa Moura

  • Pedro Paulo

    Boa noite, Eu hoje fui olhar meus documentos, e notei que minha reservista estava bastante apagada no nome dos meus pais, datas e etc. Só da pra saber o numero da reservista e meu nome. Isso implica alguma coisa ? eu hoje fui tentar tirar uma segunda via, mas na minha cidade só vai funcionar a partir do dia 15 de janeiro, e em cidades próximas o processo requer um tempo muito grande para que a nova via da reservista chegue. O que vocês podem aconselhar para mim ? Obrigado

    • Al Larissa Moura

      Pedro Paulo,
      Se não há alternativa para o momento, sugiro apresentar a que possui.
      Al. Larissa Moura

  • João

    O PDF está fora do ar.

    • Al Larissa Moura

      João,
      O PDF já está disponível.
      Al. Larissa Moura

  • vitor

    Boa noite, quando sairá os nomes de guerra? Pois já quero ir marcando os meus pertences.

    • Al Larissa Moura

      Vitor,
      Os nomes de guerra serão disponibilizados em breve.
      Al.Larissa Moura

  • Andony

    Obrigado! Ajudou muito!
    ps. o link do PDF não está funcionando.

    • Al Larissa Moura

      Andony,
      Desculpa pelo transtorno, o PDF já está disponível novamente.
      Al. Larissa Moura

  • Lauren

    CPF deve ser, obrigatoriamente, aquele cartãozinho separado? O meu RG já vem com o numero do CPF, posso apresentar apenas o RG?

    • Al. Gabriela

      Lauren, se você tiver o cartãozinho, leve-o, não custa nada. No entanto, eu acredito que apenas o número no RG já seja o suficiente.
      Al. Gabriela.

  • Pingback: NOMES DE GUERRA E PELOTÕES - Jornal Canal 16()

  • Rayza

    Os shorts pretos pedidos serão usados apenas na adaptação? Haveria uma média de quantos shorts levar aproximadamente? Desde já, obrigada.

    • Al. Gabriela

      Os shorts pretos também são utilizados na rotina normal, geralmente com o maiô…a quantidade depende mais da sua frequência a piscina e do seu gosto também, têm meninas que gostam de usar short preto por baixo do short de TFM que vocês receberão lá..a princípio, para a adaptação, creio que dois seja o suficiente…
      Al. Gabriela

  • carlos henrique lobo de souza

    Bom dia. Em relação as camisas, calças e shorts, estes já deverão ser bordados com o nome de guerra no período de adaptação?

    • Al. Gabriela

      bordados não é bem o caso…basta escrever com uma caneta para tecido…é bom já ter seus objetos identificados desde a adaptação, pois você pode perder facilmente entre tantas pessoas. Al. Gabriela

  • Ana Brígida

    Eu tenho uma dúvida em relação ao PIS/PASEP: é só pra levar a carteira de trabalho ou tenho que emitir algum documento? E se for pra emitir, seria em qual site?

    • Al. Gabriela

      A carteira de trabalho é o suficiente. Al. Gabriela.

  • Vinicius

    Boa tarde.Gostaria de saber se as convocações dos reservas são feitas exclusivamente pelo Ciaga e como poderemos aqui fora fazer esse acompanhamento,já que o site não disponibilizará.

    • Al. Gabriela

      Você não vai ter como fazer esse acompanhamento…vai aguardar a ligação…ou entre em contato com alguém que estar antes de você pra ver se ele já foi chamado..Al. Gabriela

  • Renato

    Boa tarde, até que horas será permitida a chegada no dia 12 de janeiro?

    • Al. Gabriela

      A partir das 6h até às 7:30 da manhã. Al. Gabriela.

  • Thiago Souza

    Olá, gostaria de tirar uma duvida, é obrigado a camisa meia manga ser de malha de algodão, ou esse é um bizu por ser mais fácil de passar?

    • Al. Gabriela

      O padrão é ser de algodão, mas se não, a de PV (malha fria) também pode ser usada e ela que é a bizurada. Al. Gabriela

  • renway

    sobre calção e sunga, quantos devo levar aproximadamente?
    desde já grato

    • Al. Gabriela

      Sunga creio que uma preta seja o suficiente…calção depende da sua vontade de querer lavá-los para usar na adaptação..provavelmente, você receberá o calção do tfm da marinha já para ser usado na adaptação para as atividades físicas, se isso acontecer logo no começo da adaptação, você só vai usar os seus no alojamento…então, depende muito da tua necessidade…Al. Gabriela

  • Tarcio

    Enquanto as roupas pessoas (para sair nos fins de semana) podem ser levadas juntas ou não ?

    • Al. Gabriela

      Podem ser levadas juntas sim, aconselho a você levar se não for paraense e não tiver previsão para ir pra casa em breve, pois usará nos fins de semana. No entanto, durante a adaptação não serão usadas, então, para facilitar sua vida, separe do enxoval (só uma dica). Al. Gabriela

  • robert alves

    boa tarde! por gentileza gostaria de sabe se pode ser a com da mala cinza? ou vai ter algum problema?
    agradeço des de ja !

    • Al. Gabriela

      Pode sim, cinza é uma cor discreta. Al. Gabriela

  • Danielle

    Oi! Antes de tudo, obrigada pelo conteúdo. Estaria perdida sem ele…
    Queria saber se todas as copias de documentos tem q estar autenticadas mesmo… Pq eu vou levar os originais.
    E quando vcs recomendam o short preto feminino, referem-se ao tactel ou ao de malha colado?

    • Al. Bemerguy

      Boa tarde, Danielle. Você só precisa levar cópias autenticadas caso não leve os documentos originais. O único documento que exige autenticidade é a autorização para menores de idade. As cópias podem ser simples mesmo. Quanto ao short preto, recomenda-se que seja de malha, porém que não seja curto ou colado demais.

  • Danielle

    É sério q n pode usar sutiã? O top tem q ser totalmente preto? Mas na blusa branca n é melhor ser branco?

    • Al. Bemerguy

      Boa tarde, Danielle. É permitido o uso de sutiã, porém é exigido o top por cima para evitar transparências. Os tops devem ser de cores neutras, como: branco, preto ou cinza. Sempre atentando para que o tecido não seja transparente ou de cores chamativas.

  • Dani

    Olá! Gostaria de saber com que roupa devo chegar ao ciaba para me apresentar para a adaptação.

    • Al. Bemerguy

      Bom dia. Os candidatos podem chegar de “feraforme” ou traje civil. Lembrando que é proibida a entrada em trajes como: bermuda, sandálias e camisas regatas.