Dicas: Documentação e Enxoval!

ADAPTAÇÃO 2015

             A equipe do Jornal Canal 16 parabeniza e dá as boas vindas aos candidatos aprovados nas etapas anteriores e classificados para a fase de Adaptação ao ingresso na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM 2015-2017, no CIABA. Será uma jornada inesquecível de aprendizado profissional e humano, que se inicia para uma experiência que fará a diferença em suas vidas!

Candidatos EFOMM 2015 TITULARES CIABA

Candidatos EFOMM 2015 RESERVAS CIABA

 

Importante! 

Documentos

             No início da adaptação será realizada a fase de verificação da documentação, ocasião em que todos os candidatos classificados deverão apresentar as cópias autenticadas dos documentos ou acompanhadas do respectivo original, sob pena de eliminação do Processo Seletivo caso não corresponda ao exigido no Edital 2015, item 15.

           Cabe ressaltar que os referidos documentos não podem conter quaisquer rasuras, emendas ou qualquer outra irregularidade. Essa fase é de extrema importância para promover a integração do candidato-aluno na estrutura organizacional do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar e permitir a ambientação com a rotina e atividades de aluno da EFOMM e do NFORM. Ao se apresentar para o Período de Adaptação, o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

             a) Certidão de Nascimento do Registro Civil – 2 cópias

          b) Certificado ou declaração de conclusão do curso de Ensino Médio ou equivalente,  emitido por estabelecimento de ensino reconhecido – 1 cópia

              c) Histórico escolar – 1 cópia;

          d) Certificado de comprovação de situação militar (Certificado de Alistamento, Dispensa de Incorporação ou de Reservista), para o candidato do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos – 2 cópias

               e) Documento de identificação – 2 cópia

              f) Certidão de Quitação Eleitoral, acompanhada da correspondente Validação da Certidão (www.tse.gov.br), emitida após 29 de novembro de 2014 (obrigatório para maior de 18 anos) – 1 cópia

              g) Termo de Autorização do responsável legal para incorporação à Marinha, quando menor de 18 anos, com firma reconhecida por autenticidade; (Termo_autorizacao)

               h) CPF – 2 cópias

i) PIS/PASEP (para os cadastrados) – 2 cópias;

j) Duas fotos 3×4 coloridas, de frente e recentes.

OBS:

    –  Além da documentação exigida, é importante que você tenha em mãos, caso seja necessário: Título de eleitor, RG, CPF, Carteira de Vacinação, comprovante de residência e o certificado de reservista.

     – Lembramos que se possível, os candidatos deverão abrir corrente em uma das agência da rede bancária brasileira, para agilizar o processo de pagamento dos alunos, que ocorre após a incorporação à Marinha do Brasil.  Aos que já possuem conta levar um comprovante  (número e agência).

 

 

Organizando a Mala!

É chegada a hora de arrumar as malas para a adaptação e como de costume são muitas as dúvidas do que levar na bagagem, por isso o Canal 16 na tentativa de facilitar a vida dos candidatos, apresenta algumas sugestões baseadas em anos anteriores e no Edital do processo Seletivo 2015.

 

tabela 1

tabela 2

 

tabelaaa 3

 

tabela4

 

tabela 5

 

TABELA Dicas (PDF):  DICA Enxoval Adaptação EFOMM 2015

Candidatos, com essas dicas e recomendações sobre a documentação e enxoval a ser utilizado no CIABA, esperamos contribuir para seu bom desempenho nessa fase inicial. Lembramos que as sugestões aqui disponibilizadas decorrem de experiências vivenciadas pelos alunos em anos anteriores e poderão ser úteis para esse momento que os espera.

Continuem atentos aos posts deste Jornal Canal 16, que repassará informações, dentre as quais a Relação dos Nomes de Guerra e Pelotões, assim como a cobertura da rotina no período de Adaptação.

 

Al. Larissa Moura

Al Larissa Moura

Al Larissa Moura

Aluna do 3° ano do curso de náutica. Vice- Diretora do Jornal Canal 16.

Você pode gostar...