“Diário de um Praticante” pela PON Paloma.

A empresa que eu escolhi pra praticar foi a Transpetro. No dia 07 de fevereiro os 30 praticantes do CIABA junto com os 80 do CIAGA fomos para o Rio de Janeiro para ambientação. Durante essa semana ficamos no Hotel São Francisco onde tivemos dinâmicas em grupo com psicólogos, palestras sobre regras da empresa, benefícios, código de ética, escolha de navio e visita do presidente da Transpetro Sérgio Machado sobre nossa carreira que já começou desde que entramos na escola.

Dia 14/02 já segui para embarque no NT Itabuna que foi o navio que escolhi. Eu e o Dion, outro praticante do CIABA  embarcamos em Salvador, o navio estava fundeado aguardando atracação no porto de Aratu para operação de descarga de 2800m³ de gasolina. Conhecemos o Comandante ainda na lancha que estava nos levando para o navio. Tivemos ótima impressão já que ele se mostrou muito disposto a colaborar com o nosso aprendizado e não foi diferente com o os demais tripulantes. Isso era o que mais me preocupava antes do embarque. Se as pessoas aqui teriam essa paciência e disposição e como seria minha adaptação à rotina de bordo. Até agora, nada a reclamar!

A rotina de bordo quando o navio está navegando é a seguinte: Café da manhã às 06:30 , almoço 11:30  e jantar às 17:30. O serviço do Imediato é 08 às 12 hrs e 20 às 24hrs, do 1ON é de 04 às 08hrs e 16 às 20hrs e do 2ON 00 às 4hrs e 12 às 16 hrs. Eu vou acompanhar periodicamente cada um dos oficiais para obter o máximo de conhecimento de tudo sobre o navio. Os mestres e bombeadores também tem muito conhecimento pra passar, é importante ficar atento também. Essa é a rotina quando o navio está navegando, quando está fundeado o serviço ao invés de ser 2 quartos de 4 horas , é um quarto de 8 horas.

Bom, apesar do pouco tempo que estou aqui, a dica que eu posso deixar é que estudem e obtenham boas médias para que possam fazer uma boa escolha de navios. Este ano a escolha foi feita de acordo com a ordem decrescente da média final de cada praticante do CIABA e CIAGA juntos. Enquanto isso, aproveitem bem o tempo da escola.

Abraço a todos,

Paloma Menino

Praticante Oficial de Náutica

Al. Marcus Leal

Al. Marcus Leal

Aluno do 3° ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...