Dia 16 – Adaptação 2018

“COM PERSERVERANÇA! AVANÇA NO MAR HOSTIL! EU SOU DA MERCANTE! TROPA DE ELITE DO BRASIL!”

 

Manhã

Instrução de ordem unida armada.

Foi com brados enérgicos e com vibração intensa que se iniciou a manhã dessa terça-feira da terceira – e última – semana de adaptação. A alvorada às 6h, foi seguida da rotineira inspeção dos alojamentos e apresentação pessoal. Às 6h30min, os adaptandos tomaram café da manhã (CLPM – café, leite, pão e manteiga) e logo após, retornaram aos alojamentos para a higiene bucal.  Formaram novamente, e foram conduzidos a escoteria, onde receberam os armamentos (todos descarregados e pré-inspecionados pelo pessoal responsável) para a instrução de ordem unida armada. Os menores de idade realizaram o treinamento com réplicas de madeira. O treinamento se estendeu pelo resto da manhã. Às 11h20minh, os jovens retornaram aos alojamentos para a higiene pessoal, regressando às 11h50min para a formatura do almoço. O rancho serviu coxa e sobrecoxa de frango, arroz, feijão, suco e doce de leite para a sobremesa.

 

Tarde

Tendo um tempo de repouso depois do almoço, os candidatos retornaram a formatura às 13h20min e foram direcionados em pelotões para os espaços reservados para o treino de ordem unida. Às 14h45min teve início um treinamento para as paradas diárias, momentos em que todo o corpo de alunos é formado no pátio da EFOMM para inspeções e no qual são anunciados avisos importantes. Esse momento teve término às 15:30h, sendo os candidatos, mais uma vez, organizados em pelotões e dirigidos para o auditório. Com a chegada do excelentíssimo senhor comandante do 4º distrito naval Vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, teve início uma importante palestra para os adaptandos, abordando a carreira do pessoal da marinha mercante, os desafios da profissão escolhida, aspectos da vida militar e, principalmente, um momento motivacional para dar força e incentivo aos futuros alunos do 1º ano da EFOMM. A palestra teve fim às 16h30min. Os candidatos foram conduzidos ao pátio da EFOMM, onde considerações acerca da palestra foram feitas.

Noite

Pelotão Echo formado em frente ao rancho.

A formatura que se seguiu foi para a janta às 18h20min. Carne de hambúrguer, arroz, sopa, suco e doce de leite foram servidos.  Às 19h20min se deu início o estudo obrigatório, no qual os conhecimentos sobre a vida a bordo do centro continuam a se fazer mais presente na vida dos adaptandos. Um intervalo do estudo foi feito para a ceia, as 20h50minh, sendo servido biscoito e suco.  A noite de estudo só teve fim às 21h20min, momento da formatura emassado (reunião de todos os pelotões). Após instruções de caráter geral e da reunião para o pessoal que entra em serviço, os jovens foram liberados para o merecido descanso.

 

 

 

 

 

 

Al Rogério Viana

TEXTO – AL. ROGÉRIO VIANA

Al. Alves

REVISÃO E FOTOS – AL. ALVES

 

Al. Paiva

Al. Paiva

Presidente do Jornal Canal 16, Representante do CIABA Solidário, Guarda Bandeira e cursando o 3º ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...