Dia 04 – Adaptação 2018

Manhã

Quando o primeiro raio de Sol chegou ao CIABA, os candidatos para a turma de 2018 já estavam totalmente preparados e dispostos para mais um dia de adaptação!

(Pelotão Bravo na posição de descansar)

Durante a alvorada (que se deu às 06h00), como é de praxe, os candidatos foram submetidos a rigorosas inspeções, tanto pessoal quanto de seus alojamentos. Ao fim das inspeções, os candidatos foram deslocados para o rancho, a fim de que tivessem a primeira refeição do dia; foi servido CLPM (Café, Leite, Pão e Manteiga) e achocolatado. Após o café da manhã, até o horário do almoço, houve instruções básicas de ordem unida, quando foram ensinados movimentos básicos da atividade militar.

Tarde

(Candidatos almoçando)

Chegando ao rancho às 11h40, o almoço, contou com coxa e sobrecoxa assadas ao molho, salada de legumes, arroz, feijão e suco. Após a refeição, os candidatos tiveram a oportunidade de aprender, durante a palestra ministrada pelo Guarda-Marinha Leonan, sobre o RUMB (Regulamento de Uniformes da Marinha do Brasil), postos, insígnias e graduações, tópicos de crucial importância para a vida de um militar. Terminada a palestra, houve uma pequena formatura em frente aos seus alojamentos, a fim de simular um corriqueiro momento que faz parte da rotina dos alunos: a Parada Escolar – momento em que são dados avisos pertinentes a todo o corpo de alunos. Após o treinamento da Parada Escolar, por voltas das 15h30, houveram novas instruções para aperfeiçoamento dos movimentos básicos de ordem unida.

Noite

Às 17h40, depois de um ótimo aproveitamento das instruções, os candidatos foram submetidos a uma nova inspeção de uniforme. A constante preocupação com a apresentação pessoal é de extrema

(Candidatos do pelotão Charlie no estudo obrigatório)

importância na rotina dos alunos. Os jovens jantaram às 18h20. O cardápio do rancho foi bife de panela, arroz, sopa e suco. Após o jantar e o momento em que eles tiveram para fazerem a higiene pessoal, os adaptandos foram conduzidos às salas de aula para o horário de estudo obrigatório, que durou até 20h40. O tempo foi bem aproveitado com o estudo de hinos e comentários sobre a palestra assistida no período da tarde. Terminado o estudo obrigatório, houve deslocamento até o rancho para a última refeição do dia, a ceia. Foi servido biscoito com suco.

Logo depois de se alimentarem pela última vez, os candidatos formaram novamente nas proximidades de seus alojamentos para treinarem o canto dos hinos já aprendidos, e, só após esse último treinamento, foram todos liberados para seus alojamentos para descansarem e, assim, revigorar as energias para estarem cheios de força e determinação para mais um dia de adaptação.

Assim os candidatos seguem firmes com o objetivo de se tornarem alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Não deixe de acompanhar os outros dias aqui conosco!

Jornal Canal 16 – Navegando com você.

TEXTO – Al. Leonardo Amaral

REVISÃO E FOTOS – Al. Alves

 

 

Você pode gostar...