Dia 01 – Adaptação 2018

Neste último domingo (07), realizou-se a cerimônia de troca de platinas dos Adaptadores 2018 – momento em que todos eles tiveram suas platinas trocadas pelo ComCA ( Comandante do Corpo de Alunos) e ImCA (Imediato do Corpo de Alunos). A cerimônia militar teve início às 10h, quando todos os adaptadores estavam formados no pátio da EFOMM. O evento possui um significado especial para todos os alunos envolvidos, uma vez que foi confirmada a aprovação dos militares para o próximo ano à turma superior.

O Jornal Canal 16, a partir de agora, iniciará as matérias diárias sobre a adaptação com o intuito de manter os familiares dos candidatos informados sobre a rotina deles na última fase do processo seletivo do concurso da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). Os candidatos que chegaram neste último domingo (dia-00 da adaptação) iniciaram o dia seguinte (dia 01), com a alvorada às 6h da manhã e, assim, logo tiveram o café da manhã: CLPM(Café, Leite, Pão, Manteiga) + Ovo. Após a primeira refeição, os adptandos se dirigiram ao camarote para fazer  a higiene pessoal e, logo após, foram dirigidos ao auditório para que pudessem se juntar àqueles que chegariam naquela manhã do dia 01 (9 de janeiro). Às 7h00, os candidatos e familiares começaram a chegar no CIABA. Estes, recebidos pelos Alunos Adaptadores, foram conduzidos até o auditório do Centro, onde foi realizada uma palestra pelo Sr. Túlio Cei, Engenheiro Civil, com o intuito de informar aos pais e responsáveis dos candidatos sobre a nova etapa que se iniciou na vida do candidatos. Em primeiro momento, o Capitão de Corveta Diniz Coelho, Comandante do Corpo de Alunos, realizou uma breve explicação sobre o curso da EFOMM e apresentou as principais dependências do Centro. O Sr. Túlio Cei, através da palestra, esclareceu a situação atual da Marinha Mercante, além de apresentar sua importância ao país. A palestra teve seu fim às 9h40.

Após o evento, iniciaram-se as despedidas entre os candidatos e responsáveis com um coquetel. Ás 10h00, os candidatos foram encaminhados aos seus alojamentos, para guardarem as bagagens. Mas, logo retornaram ao auditório para validarem suas documentações – momento que se estendeu ate às 11h30. Neste instante, todos foram conduzidos aos seus alojamentos para guardarem seus documentos e, então, serem direcionados ao rancho para o almoço. Às 11h50, os candidatos tiveram almoço servido (arroz, feijão, frango frito, suco e doce de leite). De volta ao auditório, às 13h10, foi dada a continuidade da verificação de documentação e fornecimento de roupa de cama. Estas atividades duraram até o início da noite. E, assim, às 18h20, os candidatos realizaram última refeição (arroz, feijão, frango frito, carne moída e suco), pois no dia seguinte irão realizar os exames médicos. Após o jantar, os alunos foram dirigidos aos alojamentos onde foi realizada uma conferência de materiais, juntamente com inspeção e liberação de armários. Por volta das 20h00, os candidatos foram formados em frente aos seus alojamentos, para receberem material e termos necessários  para a avaliação médica do dia seguinte. Após todas as instruções, eles foram liberados e tiveram o fim da rotina do primeiro dia da adaptação.

Para saber mais informações sobre os próximos dias da adaptação 2018, continue acompanhando o Jornal Canal 16 e conte com matérias diárias.

Jornal Canal 16 – Navegando com você.

Al. Alexandra

TEXTO – Al. Alexandra

Al. Alves

REVISÃO – Al. Alves

Al. Alves

Al. Alves

Vinte e três anos. Veterano Adaptador, aluno de náutica. Vice-Presidente do Jornal Canal 16. Atleta, apaixonado por esportes, responsável pela equipe de corrida de rua do CIABA. Escritor amador, fascinado por tudo que envolve a Natureza. Carioca, espiritualista, estudante de filosofia, religião e ciência.

Você pode gostar...