Culto em Ação de Graças

  A manhã da quinta-feira 03 de dezembro começou mais religiosa para alguns. Os eventos, de maioria cristã, que antecederam a cerimônia de conclusão de curso dos alunos do terceiro da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, sucederam-se no final da tarde e contou com a presença não somente dos formandos, mas também de alunos dos outros anos. [cml_media_alt id='20520']IMG-20151207-WA0024[/cml_media_alt]   Ocorrendo em um tempo médio de uma hora e meia, as mensagens pregadas tiveram uma abordagem voltada para o desapego de bens materiais em detrimento de uma jornada voltada para os caminhos que promovam o bem-estar social. No culto evangélico, o texto áureo, de referenciação, encontrava-se em Salmos 121, que diz: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do   Senhor, que fez os céus e a terra. […] O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”, Bíblia Sagrada. [cml_media_alt id='20523']IMG-20151207-WA0027[/cml_media_alt] Mediante a palavra de consolo e amor, as cerimônias tiveram um viés de encorajamento inefável na vida dos alunos. Isso os ajudou a se preparem melhor para o dia seguinte e ainda para refletirem em suas vidas espirituais. “Não há nada melhor do que ser grata a Deus e reconhecer tudo que Ele faz e tem feito nas nossas vidas durante esses três efêmeros anos.  Anos maravilhosos, de grandes experiências e provações nos quais Deus sempre esteve do nosso lado, nos dando tudo que precisávamos para viver. Nas alegrias Ele estava, nas lágrimas de saudades Ele também estava. Deus não merece só uma noite de comemoração e lembranças, Ele merece toda nossa vida voltada para Ele e todos os dias, o dia todo. Mas em meio a tantas comemorações não podíamos deixar de dedicar nossa graduação a Ele, nosso Pai querido, pois se estamos onde queremos é porque Deus permitiu.” , Guarda-Marinha Maria Moraes, ex-diretora do grêmio evangélico.

[cml_media_alt id='20521']IMG-20151207-WA0025[/cml_media_alt]

CERIMÔNIA CATÓLICA

No dia 3 de dezembro foi realizado na Basílica santuário de Nazaré a missa de formatura dos alunos do terceiro ano do CIABA. Na presença de familiares, que muitos não viam por meses, os alunos agradeciam por estar encerrando este ciclo, onde ao mesmo tempo a comoção e a saudade já tomavam conta dos futuros praticantes. A alegria que os banhou foi para muitos indescritível, pois houve a união de estar na presença de seus pais e o momento de agradecer pela graça alcançada. Alguns alunos tentarem descrever em depoimentos o momento os quais viveram.

“Momento mágico. Diria que talvez seja o mais impressionante e incrível de todas as comemorações da formatura. Poder ver seu pai e sua mãe chorando feito uma criança, enxergar o orgulho deles estampado no rosto, sentir o alívio do término da etapa mais importante da vida. Indescritível, eu diria. Se não fosse pelas milhões de lágrimas derramadas no decorrer dos sermões do padre. Por cada palavra pronunciada nas canções. Aquele transbordo e mixto de sentimentos. Alegria, medo, expectativas em relação ao futuro , saudades dos campanhas, saudades de casa, orgulho de si, orgulho de ter conseguido ultrapassar toda e qualquer dificuldade pra estar ali, comemorando e agradecendo muito a Deus cada dificuldade superada, cada amizade conquistada. Gratidão. Sentimento rico , lindo e único. O mais sentido durante a celebração. E a saudade ? Aaah, a saudade… Sempre existirá! Mas Estamos grandinhos agora. Vamos nos encontrar como adultos , e , acredito, os amigos de verdade, jamais serão esquecidos.”

PON Renata 

   [cml_media_alt id='20545']IMG-20151208-WA0040[/cml_media_alt]

“A missa de formatura foi muito mais que apenas um evento religioso. Foi a oportunidade de agradecer a Deus por todas as vitórias conquistadas. Viemos de locais diferentes, de estados e culturas distintos, mas nosso Deus é um só. Não tive como conter a emoção durante toda a celebração eucaristica. Foi uma oportunidade sem igual. Durante o sermao do capelao passou um verdadeiro filme na minha cabeça. Lembrei de todas as dificuldades enfrentadas… De todas as limitações e obstáculos que surgiram a minha frente. Mas lá estávamos: 146 formandos, unidos, agradecendo a Deus por todas as graças conquistadas. Não pude conter a emoção durante a ação de graças. Só tenho a agradecer infinitamente a Deus por todas as vitórias conquistadas. Chegou a hora de suspendermos os ferros e navegar para águas mais distantes, mas Deus sempre estará conosco, nos guiando por esses imensos oceanos que virão.”
PON MICHELANGELO

[cml_media_alt id='20543']IMG-20151208-WA0036[/cml_media_alt][cml_media_alt id='20534']IMG-20151204-WA0074[/cml_media_alt]

Al. Lima – Texto


Al. Lima – Texto

Al. Gláucio

Diretor do Jornal Canal 16, Presidente do Grêmio Evangélico e Representante da Equipe de Corrida, cursando o 3º ano de náutica.

Você pode gostar...