“Conectando navios, portos e pessoas” esse foi o tema escolhido para o Dia Marítimo Mundial de 2017

O Dia Marítimo Mundial foi estabelecido pelas Nações Unidas através da Organização Marítima Internacional (IMO), a fim de manter e melhorar a segurança e a eficiência das operações marítimas internacionais e prevenir a poluição do mar causada por navios, especialmente por descargas ilegais que são altamente perigosas e tóxicas.

O novo lema oferece uma oportunidade de trabalhar com os países desenvolvidos e em desenvolvimento, a indústria marítima e os portos nos setores público e privado para identificar e promover as melhores práticas e construir pontes entre os diversos e diversos atores envolvidos setores.

O setor marítimo, que inclui o transporte marítimo, os portos e as pessoas que trabalham neles, pode e deve desempenhar um papel importante para ajudar os Estados-Membros a criar condições para um maior emprego, prosperidade e estabilidade em terra através da promoção do comércio marítimo, fortalecendo o porto e o setor marítimo como criadores de riqueza em terra e, através do desenvolvimento da economia azul sustentável no mar.

Um dos objetivo é aproveitar o tema do Dia Marítimo Mundial de 2016: “Transporte marítimo: indispensável para o mundo”, com base nisso, para ajudar os Estados Membros, por um lado, a desenvolver e implementar estratégias marítimas que adotem uma abordagem comum entre órgãos para abordar a ampla gama de questões relacionadas, incluindo a facilitação do transporte marítimo; e, por outro lado, para ajudá-los a fortalecer a proteção do meio marinho, eficiência, segurança da navegação e segurança marítima.

Desta forma, a IMO continuará a contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que respondem amplamente aos desafios que o mundo enfrenta hoje – aumento da população mundial, alterações climáticas, ameaças ao meio ambiente, exploração insustentável dos recursos naturais, ameaças à segurança alimentar, ameaças à sociedade de organizações criminosas e extremistas violentos; e a instabilidade que leva à migração mista.

Em última análise, um transporte marítimo mais eficiente, trabalhando em parceria com um setor portuário que é apoiado pelos diferentes governos, será essencial para a estabilidade global e o desenvolvimento sustentável para o bem de todos.

www.imo.org

Cerimônia no CIABA homenageia o Dia Marítimo Mundial

No dia 27 de setembro, foi realizado no auditório do CIABA uma cerimônia alusiva ao Dia Marítimo Mundial e contou com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade marítima, das empresas de navegações e dos militares da Marinha do Brasil.

Dado início à cerimônia, foi cantado, por todos os presentes, o hino nacional, foram lidas as palavras do Diretor da IMO acerca do tema do ano que é: “Conectando navios, portos e pessoas.”, bem como foi lido, em seguida, a ordem do dia que destacou a importância de trabalhar junto com o tema do ano anterior que foi: “Transporte marítimo: indispensável para o mundo”.

Para explanar o tema escolhido pela IMO, foi convidada para palestrar a ilustre Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, primeira mulher brasileira a chegar ao posto de comandante da Marinha Mercante do Brasil. Ela apresentou o tema detalhadamente, a partir de toda sua rica experiência a bordo de embarcações mercantes, e destacou a importância do trabalho conjunto: navio <-> porto <-> pessoa . Navios cada vez mais tecnológicos e eficientes com responsabilidades ambientais, portos mais eficientes colaborando para o fator “tempo” que é de extrema preocupação econômica e pessoas cada vez mais dedicadas e com o conhecimento aprimorado a fim de saber lidar com as responsabilidades da Marinha Mercante.

O melhor navio é estar a bordo. (CLC Hildelene Bahia)

Por fim, pela parte da tarde, esteve palestrando, no auditório, o Capitão de Corveta Leonardo Ferreira dos Santos, formado pelo CIAGA no ano de 1999, hoje trabalha para a Marinha do Brasil no reparo de embarcações na Base Naval de Val-de-Cães (BNVC), em Belém. Ele destacou a importância da hierarquia e disciplina a bordo de navios, bem como mostrou a importância da qualificação profissional e do aprimoramento do inglês para acompanhar o desenvolvimento marítimo mundial.

O que ninguém pode tirar de você é o conhecimento. (CC Ferreira)

 

 

Al. Paiva

TEXTO – AL. PAIVA

Al Santos

TEXTO – AL. SANTOS

MÍDIA – AL. LEONARDO AMARAL

Al. Paiva

Al. Paiva

Diretor do Jornal Canal 16, Representante do CIABA Solidário, cursando o 2º ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...