Como ingressar na EFOMM?

Banner do concurso deste ano.

Muitos dos que nos acompanham diariamente no nosso Canal são alunos ou ex-alunos da EFOMM, porém certa parcela de nossos leitores devem se perguntar em algum momento: como ingressar na EFOMM? Pensando em todo nosso público fiel dedicamos esta matéria exclusivamente a estes para que estejam a par de como entrar em nosso meio marítimo e futuramente se tornarem colegas de profissão.

Abaixo segue explicando como entrar na EFOMM.

Antes de tudo o principal a ser feito é se inscrever no concurso através do site do CIAGA (www.mar.mil.br/ciaga/ , na dúvida é só usar o bom e velho Google). No centro da página há um banner escrito EFOMM, então ao clicar neste o interessado encontrará todas as informações necessárias para fazer sua inscrição. Lembramos que normalmente o período de inscrição se dá no mês de Junho e a realização da prova no mês de Agosto. O processo é aberto a ambos os sexos com a finalidade do preenchimento de 240 vagas para o CIAGA (RJ) e 130 para o CIABA (PA).

O Processo Seletivo se constituirá de duas Etapas, uma Básica e outra Complementar. A Etapa Básica será constituída das Fases de Inscrição e Exame de Conhecimentos. A Fase de Exame de Conhecimentos será constituída de provas de Matemática, Inglês, Física, Português e Redação e a Etapa Complementar será constituída das seguintes Fases: Reunião para Instruções, Exame Psicológico, Inspeção de Saúde, Teste de Suficiência Física, Pré-Matrícula, Período de Adaptação e Matrícula. As instruções referentes às fases da Etapa Básica e às fases da Etapa Complementar são as estabelecidas no livreto Instruções ao Candidato (INCA), que é encontrado no mesmo local da inscrição.

São condições básicas para a inscrição:

a) ser brasileiro (a);

b) ser solteiro (a), não viver em concubinato ou união estável e não ter filhos;

c) ter entre 17 e 23 anos de idade no dia 31 de janeiro de 2011;

d) ter concluído, com aproveitamento, o Curso de Ensino Médio ou equivalente, até o ato da Pré-Matrícula;

As demais podem ser encontradas no site do CIAGA.

Vale salientar que os candidatos que optarem por realizar o Exame de Conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o CIAGA e os candidatos que optarem por realizar o Exame de Conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Norte e Nordeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o CIABA.

A Equipe Canal 16 espera poder ter esclarecido as principais dúvidas sobre o ingresso na EFOMM, para maiores informações vá ao site citado na matéria ou fale conosco.

Um forte abraço.

Oficial Al. Saulo.

Al. Marcus Leal

Al. Marcus Leal

Aluno do 3° ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...

  • Gilmar Ferreira

    OLa boa tarde.
    Gostaria de saber com que idade começo a preparar meu filho para fazer a prova.
    2 anos antes?( CIAGA)

    • Al. Lorena

      Gilmar,

      O preparo para uma prova é muito pessoal e varia muito. Então é difícil dizer o tempo certo para começar a se preparar. Seu filho pode tentar fazer as questões das provas anteriores, para ver seu desempenho. Vale lembrar que pra fazer EFOMM também tem prova física, a qual exige certo preparo.

      Att,

  • Pâmela

    Nesse ano de 2013, irei para o 9° ano de escolaridade, gostaria de saber se posso fazer uma prova para a CEFET ou o melhor a fazer nesse ano é me empenhar pra fazer a prova da EFOMM?

    • Al. Lorena

      Segundo o Edital de 2013, é necessário:
      “Ter concluído, com aproveitamento, o curso do Ensino Médio ou equivalente até 07 de janeiro de 2013;”

      Att,

  • Cindy Emanueli

    Tem que ter a idade certa para para ingressar na EFOMM??

    • Al. Lorena

      Segundo o Edital do Concurso de 2013, tem idade mínima e máxima.

      Att,

  • yghor

    Eu acabei de concluir o 2 ano do Ensino Médio ,queria saber se posso fazer um curso preparatorio para EFOMM em vez do 3 ano do Ensino Médio ou tenho que terminar o ensino medio e só depois fazer o curso para ingressar na EFOMM ?

    • Al. Lorena

      É necessário ter Ensino Médio completo para ingressar na EFOMM.

      Att,

  • Thaís

    Olá, tenho 15 anos, e vou cursar o 1° ano do ensino médio esse ano. Queria saber se preciso começar a me preparar fisicamente agora para poder fazer a prova, pois não sei nadar. E queria saber também se é uma boa idéia fazer um curso técnico para me preparar ainda mais para as provas. Abraço.

    • Al. Lorena

      Thaís,

      Sempre é bom começar a treinar antes, ainda mais se você tem dificuldades em algum teste.

      Att,

  • Rodrigo S.Ferreira

    Boa tarde a todos, bom pessoal, eu sou um estudante de Belém/PA e como li acima, caso eu fosse fazer a prova do EFOMM eu concorreria basicamente apenas para as vagas do CIABA, entretanto eu gostaria de saber se não há nenhuma forma de eu concorrer para as vagas do CIAGA, ou se depois que ingressar no CIABA eu poderia ser transferido para o CIAGA. Alem disso gostaria de saber qual para qual patente seria encaminhado e quais as características dessa patente:Carga Horaria, Salário etc. Obrigado desde já.

    • Al. Lorena

      Para concorrer às vagas do CIAGA, você deve realizar a prova em cidades especificadas pelo Edital do concurso.
      Enquanto alunos, somos considerados cabos com precedência. Você pode ter acesso ao horário lendo nossa matéria sobre a rotina da EFOMM.

      Att,

  • Ana Larissa

    Po* eu tenho 14 anos e estou super interessada em entrar na Efomm, mais eu queria saber a IDADE que pode ja entrar pra Efomm?

    • Al. Lorena

      É necessário ter no mínimo 17 anos segundo o Edital de 2013.

      Att,

  • elisandra nogueira

    ola eu tenho 21 anos e sou divorciada sera que eu posso engressar na efomm ,quais os cursos e o site onde eu posso me escrever.

    • Al. Lorena

      Elisandra,

      Você deve verificar no Edital do concurso as requisitos para se inscrever. Você tem acesso a esse edital no site do CIAGA.

      Att,

  • Cristiane

    Olá, boa tarde.
    Eu tenho 17 anos, e este ano curso o 3º ano do ensino médio, queria saber se neste ano mesmo eu posso fazer o exame da EFOMM ou tenho que terminar e fazer só em 2014 ?

    Até mais. Rio de Janeiro.

    • Al. Lorena

      Você pode realizar o concurso normalmente, se você concluir o ensino médio ainda em 2013.

      Att,

  • sheyna

    ola.irei completar 23 anos ainda este ano no mês d novembro.gostaria de saber se inda posso fazer a prova da Efomm 2015 que será agora no mês de agosto.respondame porfavor.
    obrigada

    • Al. Messias

      Sheyna,

      O item 3.1, letra a, do Edital estabelece como condições para o candidato: “a) Ser brasileiro (ambos os sexos), com idade entre 17 e 23 anos em 02 de fevereiro de 2015”. Se você completará 23 anos em novembro deste ano, então você terá 23 anos no dia 02 de fevereiro de 2015, satisfazendo o critério. Você, portanto, pode fazer a prova esse ano.

      Att,
      Al. Messias

  • Sidyane Chaves

    Para engressar na Marinha Mercante é obrigatório saber nadar e falar ingles ?

    • Al. Messias

      Sydiane Chaves,

      Para INGRESSAR no Ciaba, você fará a prova do Processo Seletivo, que exige que você tenha conhecimentos em inglês ( português, matemática, física e ‘redação’), mas é uma prova somente escrita, e fará, caso aprovada e classificada, a prova de aptidão física que consiste em correr e NADAR, conforme consta no Edital.

      Att,
      Al. Messias

  • Jean Anthunnys

    Eu estou no 3 ano do ensino medio e tenho 16 e vou completa 17 anos em agosto de 2015 eu gostaria de saber como se increver para ingressa em 2016

    • Al Larissa Moura

      Jean, o ingresso na EFOMM é mediante concurso. O edital, geralmente, é publicado no site https://www.ensino.mar.mil.br em junho e a prova, normalmente, realizada em agosto. No mesmo site, possui editais e provas de anos anteriores que poderia esclarecer.

  • Boa tarde

    Gostei muito do seu post no seu blog.

    Abraços!

  • Bom dia

    Adorei blog.

    Beijos!

    Amanda descomplica

  • Bruno

    Boa tarde !
    Gostaria de ter algumas informações, pois tenho 15 anos estarei fazendo 16 no dia 16 de maio de 2016 . Estarei fazendo o concurso para Efomm este ano, então no caso vou fazer 17 anos no dia 16 de maio de 2018, caso eu passe, poderei ingressa ? ( Eu sou adiantado no colégio pois estou cursando o 3 ano do ensino médio, acabo este ano de 2017 ).

    • Al Santos

      Bruno, infelizmente você ainda não poderá ingressar, pois é necessário ter, no mínimo, 17 anos no dia 01 de Janeiro de 2018 (o qual não será seu caso). Qualquer dúvida sobre limites de idade, basta acessar o Edital do Processo Seletivo. Abraços

  • Osiel

    Olá, boa tarde !!
    Esse ano irei fazer as provas para me ingressar, pois já conclui o ensino médio e tenho 21 anos. Mas o único problema vai ser na hora de fazer os testes físicos, pois não sei nadar.
    Por gentileza você tem alguma dica para me passar e serei obrigado a fazer esse teste de natação ?

    Aguardo sua resposta anciosamente e desde já muito obrigado.

    • Al Santos

      Osiel, o teste de suficiência física (TSF) tem como propósito aferir a aptidão física do candidato por meio de provas de corrida (2300 metros para o masculino e 1900 metros para o feminino, ambos em um tempo máximo de 12 minutos) e de natação (50 metros em um tempo máximo de 1’30” para o masculino e 1’45” para o feminino), constituindo etapa eliminatória. Portanto, se você possui dificuldade em nadar, a dica é que você faça aulas de natação a fim de obter êxito nessa etapa.

  • Lara

    Olá sou de Belém/PA gostaria de saber se quem tem miopia e astigmatismo pode cursar a CIABA?

    • Al Santos

      Olá, pode sim. Porém, deve ter acuidade visual dentro do exigido no Edital.

  • Lucas

    Olá,Gostaria de saber se os exames para entrar na EFOMM custam caros ?

    • Al. Santos

      Olá, Lucas.
      A maioria dos exames médicos são realizados por custo pessoal. Por esse motivo não há como saber se será caro ou não, depende do local e clínica que você optar fazer na sua cidade. Os principais exames são os de rotina de sangue, eletrocardiograma e raio x do tórax. Estes estão especificados no edital. Abraços

  • Kvothe O Sem Sangue

    gostaria de saber sobre o teste físico.
    e preciso saber nadar ?
    o teste psicológico e difícil ?

    • Al. Santos

      Olá, Bruno

      O teste físico é realizado após a prova de conhecimentos e etapa médica; O teste físico é composto por corrida e natação, portanto é necessário sim que o candidato saiba nadar. E não é realizado teste psicológico para o ingresso nas EFOMM.