Alunos do CIABA conquistam o 1º, 2º e 3º colocados no VIII Concurso Literário 2ON Letícia Silva, na Academia Brasileira de Filosofia

     No dia 09 de outubro, a Academia Brasileira de Filosofia, no Rio de Janeiro (RJ), sediou a cerimônia de premiação do 8º Concurso Literário 2ON Letícia Silva, que teve como tema “Ode Marítima de Fernando Pessoa”. Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém do Pará, conquistaram as primeiras colocações.
     A avaliação dos trabalhos foi feita por uma comissão de docentes da EN e dos Centros de Instrução CIABA e CIAGA. Os três melhores de cada instituição foram selecionados e seguiram para a análise final do acadêmico e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Carlos Nejar, que elegeu os vencedores: em 1º lugar, a Aluna do 3º ano do curso de Náutica Nathália Diniz (CIABA), com o trabalho “Ode marítima: sentimentos de cais”; em 2º lugar, o Aluno do 2º ano do curso de Náutica Levi (CIABA), com o trabalho “Cântico de louvor”; e no 3º lugar, Al. do 1º ano Daniel Matiello (CIABA), com o trabalho “Gotas d’alma”.
Nos dedicamos muito nos últimos meses para termos o prazer de participar da cerimônia de premiação do concurso literário Letícia Silva, na Academia Brasileira de Filosofia, onde nos deparamos com diversos convidados ilustres, como o poeta Carlos Nejar e o comandante da DPC. Lá fomos surpreendidos por uma grande quantidade de alunos do CIAGA e da Escola Naval. No entanto, apesar de estarmos em menor número, não nos deixamos abalar e seguimos com a confiança de quem se empenhou ao máximo. Como não poderia deixar de ser, o CIABA, mais uma vez, dominou o pódio conquistando a primeira, segunda e terceira colocação, todos os três muito merecidos. Entretanto, não teríamos conseguido ir tão longe sem o auxílio de grandes profissionais como: o professor Denison, a tenente Dayse e, principalmente, a professora Maria Anice, aos quais aproveito a oportunidade para deixar os agradecimentos em nome do grupo. (Daniel Matiello, 3º colocado)
     A cerimônia de premiação foi presidida pelo Presidente da Academia Brasileira de Filosofia, João Ricardo Moderno, e contou com as presenças do Diretor de Portos e Costas (DPC), Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Vanley Monteiro Soares, do Comandante do Corpo de Aspirantes da EN, Capitão de Mar e Guerra Vagner Belarmino de Oliveira, dos Capitães de Longo Curso (CLC) Álvaro José de Almeida Júnior e Sérgio de Moura, além de docentes, autoridades militares, civis e do acadêmico Carlos Nejar.
     Após o anúncio dos vencedores, o Diretor de Portos e Costas ressaltou a importância do concurso em promover a integração entre os aspirantes da Marinha do Brasil e alunos da Marinha Mercante em torno do mar e da literatura. O poeta Carlos Nejar, por sua vez, mencionou o alto nível dos trabalhos e destacou a obra de Fernando Pessoa que, segundo ele, soube, como ninguém, navegar e fundar uma pátria por meio da linguagem. “A arte de navegar é necessária não apenas para a nossa vida, mas para que a nossa Pátria encontre o seu verdadeiro destino. Vocês são a alma de um novo tempo, um tempo escrito por cada um”, declarou o acadêmico.

Sobre o Concurso Literário 2ON Letícia Silva

     Idealizado com o objetivo de estimular a pesquisa e escrita sobre assuntos relativos à história das Marinha Mercante Brasileira e da Marinha do Brasil, além da integração cada vez maior entre ambas, um troféu é concebido para premiar os melhores colocados do concurso literário. A participação é exclusiva para os alunos de nível universitário, ou seja, alunos do CIABA, CIAGA e os aspirantes da Escola Naval.

www.marinha.mil.br

 

 

 

Al. Paiva

TEXTO – AL. PAIVA

Al. Gurgel

REVISÃO – AL. GURGEL

Al. Paiva

Al. Paiva

Diretor do Jornal Canal 16, Representante do CIABA Solidário, cursando o 2º ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...