Aluno da EFOMM é destaque em Olimpíada Brasileira de Matemática

Aluno da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante é premiado em Olimpíada Brasileira de Matemática 

Mais uma vez o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar  torna-se  palco de grandes destaques acadêmicos a nível nacional, dessa vez não em uma tema ligado ao mar, mas sim nos cálculos, isso mesmo, matemática.

O Al. José Silva foi um dos 12 agraciados na 36° premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) nível universitário. Com uma marca de 136 pontos, conquistando uma medalha de bronze na competição.

A olimpíada foi divida em duas etapas, ambas realizadas no CIABA  apenas pelos alunos da EFOMM. A primeira fase, realizada no dia 6 de setembro, consistiu em um teste com 6 problemas, envolvendo os mais diversos assuntos da matéria. A segunda etapa, que ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro, abordou também 6 problemas, divididos entre os dois dias.

A OBM é disputada pelas grandes faculdades e escolas militares de todo Brasil. Ela tem como foco propor problemas com nível elevado, envolvendo Geometrias, Teoria dos Números, Álgebra, Cálculo (apenas no nível universitário), entre outros assuntos e, assim, premiar os alunos com os melhores desempenhos, estimulando os mesmos e descobrindo grandes gênios da matemática em sua fase de formação acadêmica.

O foco agora é outro…

José diz que o próximo passo agora é representar o CIABA na IMC 2015 (International Mathematics Competition for University Students), que contará com todos os alunos premiados em todo o mundo e será realizada em Blagoevgrad, na Bulgária,  no período de 27 de julho a 2 de outubro.

O CIABA mostra-se aberto a novos horizontes no desenvolvimento profissional dos futuros Oficiais da Marinha Mercante, a inciativa do Prof.Walleson Gomes dos Santos mostrou-se um sucesso e tende a crescer ainda mais,  proporcionando, a partir disso, mais um marco na esteira da EFOMM, o primeiro aluno premiado na OBM.

                                                    [cml_media_alt id='17989']obm_obqj_2009_01[/cml_media_alt]

Breve Histórico da OBM

As Olimpíadas de Matemática, nos moldes atuais, são disputadas desde 1894, quando foram organizadas competições na Hungria. Com o passar dos anos, competições similares foram se espalhando pelo leste europeu, culminando, em 1959, com a organização da 1ª Olimpíada Internacional de Matemática, na Romênia, com a participação de países daquela região.

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) organizou, em 1979, a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).  Ao longo destes anos, a OBM passou por diversas mudanças em seu formato, mantendo a ideia central que é a de estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, além de descobrir jovens talentos.

Al. Alexandre Cabral – Texto

Imediata Al. Gabriela – Revisão ortográfica

Você pode gostar...