Adaptacão 2015 – 13º dia

Dia 13

Segundo sábado da adaptação! Está cada vez mais perto! No entanto, ainda há muito o que aprender, hoje, por exemplo, os candidatos tiveram a oportunidade de sentir de fato o que significa a tão famosa frase “Nada é de graça na Marinha”. De fato, senhores, não só na Marinha, mas na vida, nada é de graça… Então, se eles escolheram estar na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), precisam merecer tudo que esses três anos, e essa profissão têm a oferecer! Logo, para ter um dia tranquilo, os candidatos passaram por um acionamento durante a madrugada que teve como intuito analisar a resposta de cada um durante situações inesperadas, tal treinamento é previsto para acontecer na adaptação segundo a DESNM 1002.
Depois, os candidatos descansaram e seguiram as 08:00 para o café da manhã (CLPM).
Durante o resto da manhã, os adaptadores tiraram dúvidas da rotina, e os pelotões conheceram a estrutura física do CIABA.
Após o almoço (arroz + feijão + Carne + goiabada de sobremesa), os candidatos tiveram descanso e, em seguida, foram dirigidos ao grêmio dos alunos, SAVI, para passar a tarde confraternizando. Eles usufruíram da sala de música, da sala de vídeo, dos diversos jogos (sinuca, pebolim, ping pong), além disso, conheceram o simulador de náutica da SAVI.
Uma tarde descontraída, na qual os candidatos conversaram, cantaram e até tiraram um cochilo, certamente, um dia inesquecível para todos.
Foram encaminhados ao rancho para o jantar (arroz carreteiro + sopa de carne), em seguida, todos foram levados para o estudo obrigatório, em que praticaram os hinos aprendidos.
Após a ceia (bolo+suco), os candidatos puderam descansar tranquilamente para estarem preparados para o ultimo domingo da adaptação!
A matéria de hoje é dedicada aos pais dos candidatos que tanto nos pedem fotos perguntam como estão seus filhos. Sabemos que é um período difícil para todos, a distância e a saudade fazem parte. Aprender a lidar com isso é fundamental para a vida na escola e para a profissão que os candidatos almejam. Espero que as fotos de hoje possam matar a saudade e deixar vocês um pouco mais perto dos seus filhos e filhas.
Al. Larissa Moura e Al. Gabriela
Al Larissa Moura

Al Larissa Moura

Aluna do 3° ano do curso de náutica. Vice- Diretora do Jornal Canal 16.

Você pode gostar...

  • Jamile

    Obrigada ao jornal 16 pelas atualizações. Ficamos muito felizes por ver nossa irmã caçula, a candidata aluna Bravo 1189 do pelotão Golf nas fotos do 13°dia!
    Parabéns novamente ao jornal, vocês não imaginam o quanto este trabalho é importante à família.

  • Auxiliadora

    Obrigada pelas fotos. Ficamos felizes em ver a alegria estampada nos rostos dos candidatos.

  • Gostaria muito de ver uma foto do meu filho Akira para matar um pouco a saudade. Que Deus abençoe a todos!

  • Aldely Diniz

    Obrigado pelos sorrisos nas fotos, obrigado também aos instrutores e todos os outros profissionais envolvidos no período de adaptação por partilharem experiência, ensinamentos com organização e entusiasmo aos novatos.

  • Wilma Lago

    Parabéns, as fotos estão melhores. O 13º dia mostra a descontração e alegria dos candidatos alunos muito alegres.PARABÉNS.
    O Jornal canal 16 é muito importante para as famílias dos candidatos alunos de outros Estados que estão participando da Adaptação.

  • Mijú

    Lindos- Chorei de emoção, com Deus faz maravilhas, fiquei muito feliz de ter visto o meu irmãozinho Anildo silva, obrigado canal 16, por ter acudido prontamente a minha mensagem. De coração, mais uma vez muito obrigada, Anildo força falta pouco, você é um guerreiro. beijos CABO VERDE

  • Thanks guys hoje voces fizeram minha dia feliz EU ve my love anildo jorge costa silva no foto Ja be que ele esta bem e que você estão a tratar ele bem thank you so much

    • Al. Calado

      Hi Zandra, that’s why we work hard here on Jornal Canal 16, to see the parents happy. The entire Canal 16 team has already passed for this period and know the importance of it and how the parents miss their children. We hope Anildo appear in other photos until January 30th. See ya.

  • Apesar de até o presente momento não ter sido postada nenhuma foto de meu filho e na esperança que um dia isso aconteça,quero parabenizar ao jornal por dar essa oportunidade aos pais de poderem ver seus filhos nem que seja através de fotos, já que na entrega da platina os pais ficarão de fora,visto que era uma oportunidade de podermos estar juntos de nossos filhos que tanto perseveraram e acreditaram em si mesmos para chegarem até onde irão chegar,só tenho que desejar a todos muita força e determinação.

    • Al. Calado

      Olá Valéria, quem é seu filho? Obrigado.

  • Fiquei satisfeita em ver o meu amigo e irmão da minha colega de Trabalho, o aluno Anildo Silva.Da pra ver a satisfação de estar lá estampada na cara.A ele desejo mta sorte e dedicação pra que venha a ser um grande Capitão…Boa sorte a todos…K tenham um bom dia! da parte da amiga..

  • Geni Cristina Farias Dantas

    Todo dia aguardo ansiosa o Jornal Canal 16 ser atualizado e assim acompanho a rotina do meu filho amado Nickolas Farias Dantas. Isso me deixa muito mais tranquila. E quando sai uma foto dele, ganhei o meu dia ! Continuem com esse trabalho maravilhoso, que vocês fazem com tanta dedicação e amor ! Os pais e a família de cada aluno agradecem de coração!

    • Al. Calado

      Olá Geni, a equipe do Jornal agrade pelo reconhecimento e pode ter certeza que nos esforçamos ao máximo para que vocês possam ter notícias de seus filhos e filhas.

  • Adoniram

    Sinceramente, enquanto estava lendo, fiquei empolgado e feliz pois estava certo que nas fotos veria o meu filho, mas td bem, neste “dia 13” da Adaptação ele não apareceu, mas acredito que ele esteja bem, na torcida para ele aparecer em alguma foto nesta última semana, realmente, parece que ele não gosta de fotografias. Parabéns pelo trabalho do Jornalcanal16, e pelas fotos, além das belas explanações dos textos que definem cada dia da adaptação, nos levando a sensação de estarmos presentes por alguns momentos com eles. Abraços e mais uma vez parabéns pelo belo trabalho.

    • Al. Calado

      Olá Adoniram, primeiramente obrigado pelo reconhecimento do nosso trabalho, parece que estamos conseguindo fazer ele direito. Você poderia me informar o nome do seu filho? Quem sabe ele não aparece até sexta?

      • Adoniram

        Al. Calado, muito obrigado pela atenção, o nome dele é Andony, mas acho que o nome dele ai ficou “Nóbile”, a mãe dele me disse que ele saiu nas fotos do dia 1° da adaptação, e hj olhando as fotos do 14° o encontrei no grupo de alunos na arquibancada. Abraços e estamos acompanhando o dia a dia de vocês e parabéns ao Jornal.

        • Al. Calado

          Olá Adoniram, eu que agradeço o reconhecimento de vocês, é um prazer poder ajudar. Farei o possível para conseguir uma foto melhor do seu filho.

          • Adoniram

            Valeu!!! Abraço.

  • Brennise Rodrigues Rocha

    Eu gostaria de ver fotos do pelotão Foxtrot! Agradeço ao canal pela consideração.Vocês estão de parabéns!

    • Al. Calado

      Olá Brennise, tenho certeza que até sexta-feira serão tiradas as fotos dos pelotões e seus respectivos adaptadores como é de costume ao fim da adaptação.

  • Wilma Lago

    Al. Calado, Tire fotos do Pelotão “FOXTROT”.
    Ficaremos Felizes em vê-los.

    • Al. Calado

      Olá Wilma, vamos tentar mas com certeza até sexta-feira serão tiradas fotos dos pelotões e seus respectivos adaptadores como é de costume ao fim da adaptação.

  • Lucia

    Agradecemos aos alunos responsáveis pelo registro desse momento de descontração dos adaptandos. Hoje foi possível perceber quanto estão felizes. Nós, pais e tias, da aluna Angélica estamos mais do que nunca agradecidos e desejamos sucesso a todos. Sempre firme e forte. Que Deus abençoe e proteja nessa jornada.

    • Al. Calado

      Olá Lucia, mais alguns dias e vocês poderão falar com a Angelica e matar todas as saudades.

  • Cleide Santana dos Santos

    Estou acompanhando todos os dias de adaptação e parabenizo o jornal pelo excelente trabalho de informação. Só fico triste por não ter visto nenhuma foto do meu filho (Wagner Santana dos Santos) durante todo este período, o que de certa forma me deixa um pouco preocupada. Torço por todos e peço a Deus que os abençoe.

    • Al. Calado

      Olá Cleide, seu filho não saiu nas fotos mas ainda está na adaptação e está tudo bem com ele. Confirmei com os adaptadores e assim que possível ele tentará falar com vocês.

  • Aparecida

    Muito grata a equipe do jornalcanal16 pelas postagens, aos adaptadores, comandantes e todos que contribuem no processo de formação desses jovens candidatos alunos e futuros mercantes. Compartilho minha felicidade pela manifestação de alegria e contentamento representados nas fotos do 13º dia. Rogo a Deus que derrame bênçãos contínuas a todos do CIABA, por meu filho, seus amigos e pela Marinha Mercante do Brasil. Abraço afetuoso.

  • Cleide SAntana dos SAntos

    Quero parabenizar o jornal pelas informações diárias da adaptação e pedir que publiquem uma foto do meu filho para vê-lo participando dessa importante fase de sua vida. Obrigada.

  • ANA MARIA FLORIDO

    Tenho achado de grande valia as informações que o jornal canal 16 nos vem apresentando durante o período de adaptação, período este em que nós pais ficamos muito apreensivos e ansiosos por saber notícias de nossos filhos. Obrigada a todos que participam do jornal. Gostaria de pedir que por favor, tirem uma foto do meu filho FLORIDO, porque só o tenho visto em algumas fotos e sem boa aproximação. Obrigada pela atenção.

  • cris

    AMEI AS FOTOS, O JORNAL TÁ DE PARABÉNS, DESEJO MUITA FORÇA E GARRA NESTA ÚLTIMA SEMANA, BJS PARA MÁRCIA ANDREIA!

    • Al. Calado

      Olá Cris, obrigado pelo reconhecimento, apenas nos esforçamos para fazer o nosso trabalho da melhor forma possível. Obrigado.

  • Cibele Leao

    O jornal canal 16 esta de parabens repassando noticias atuais de todas as atividades desenvolvidas durante a adaptaçao,deixando os familiares mais tranquilos,pq a saudade e muito grande.

  • ANA MARIA FLORIDO

    Tenho achado de grande valia as informações que o jornal canal 16 nos vem apresentando durante o período de adaptação, período este em que nós pais ficamos muito apreensivos e ansiosos por saber notícias de nossos filhos. Obrigada a todos que participam do jornal. Gostaria de pedir que por favor, tirem uma foto do meu filho FLORIDO, porque só o tenho visto em algumas fotos e sem boa aproximação. Obrigada pela atenção.
    obs.: Estou retransmitindo, pois acho que o meu comentário não foi recebido pelo jornal.

  • ANA MARIA FLORIDO

    “O seu comentário está aguardando moderação.” consta esta frase após o meu comentário, o que significa? Obrigada pela atenção.

    • Al. Calado

      Olá Ana Maria, não se preocupe, é só uma ferramenta que utilizamos aqui no site para evitar comentários indevidos ou spams.

  • margelba leite de araujo

    eu gostaria de tirar algumas duvidas, os alunos estão na ultima etapa do concurso, depois do dia 01 de fevereiro o que pode ainda acontecer alguns alunos são eliminados, e outros permanecem , ou todos pernacem na escola,

    • Al. Calado

      Olá Margelba, após o fim do Período de Adaptação os candidatos se tornam oficialmente alunos da EFOMM e ficando submetido as Leis Militares e ao Desempenho Escolar. O que isso quer dizer? A partir do dia 02 de Fevereiro, os candidatos estarão devidamente vinculados à Marinha do Brasil e matriculados na EFOMM. A partir daí a sua conduta militar será levada em consideração caso o aluno venha a cometer algum tipo de atitude não condizente com o Código Militar. Da mesma forma será sua vida escolar, será como uma faculdade qualquer, ele terá aulas e precisará obter a média necessária em cada matéria do curso para poder passar para o próximo semestre, caso o aluno reprove em QUALQUER matéria, ele será desligado(expulso) da EFOMM.

      Espero ter conseguido explanar todas suas dúvidas. Obrigado.

  • canal 16 esta de parabens deixando nos saber dos nossos familiares que estão ai nesse curso um beijo bem grande para meu sobrinho Anildo Costa Silva que esta ai tambem nesso curso um beijo anildo ai de Cabo Verde beijo da tia querida Bela Neves.

  • margelba leite de araujo

    AL Calado boa noite eu entendi o seu esclarecimento, muito obrigada por nos mantermos informados da rotina dos alunos, das fotos, só assim conseguirmos aliviar um pouquinho tanta saudade, Anizio te amamos muito filho que deus te acompanhe nessa jornada, você sempre tão determinado, você é o nosso orgulho. BOA SORTE A TODOS.

    • Al. Gabriela

      Nós, Equipe do Jornal Canal 16< é que agradecemos a sua participação! Qualquer dúvida, estamos a disposição. Al. Gabriela.