9 aplicativos úteis para marítimos

O uso dos smartphones está cada vez mais difundido, e a quantidade de aplicativos para os aparelhos cresce no mesmo ritmo, com diversas funções e objetivos. Naturalmente, surgem programas direcionados à área marítima, abrangendo desde o planeamento de áreas marítimas à orientação sobre nós.

Iremos mostrar alguns dos aplicativos que consideramos mais interessantes para o dia a dia de um marítimo, disponíveis em Android ou IOS.

 

[cml_media_alt id='17870']1[/cml_media_alt]1- Marine Navigator Lite
Versão gratuita e exclusiva para Android, permite a importação de cartas náuticas do site da Marinha do Brasil, permitindo a navegação sem acesso à internet. Utiliza-se o GPS do dispositivo móvel para posicionar-se em tempo real, informando também a velocidade no fundo, rumo no fundo, cálculo da distância e rumo.

*Marine Navigation é um aplicativo semelhante disponível para IOS

 

 

[cml_media_alt id='17874']2[/cml_media_alt] 2- Ar Bearing + Baseplate Compass
Ferramenta com capacidade de fazer marcações magnéticas com realidade aumentada através da câmera do dispositivo. Aplicativo exclusivo para Android, mede e registra posições no papel ou mapas digitais. Não é um programa de grande precisão, entretanto auxilia na noção de rumo e marcações.

 

 

*Commander Compass lite é um aplicativo semelhante disponível para IOS

 

[cml_media_alt id='17875']3[/cml_media_alt]3- Marine traffic ship positions

Aplicativo para Android que disponibiliza informações, em tempo real, sobre qualquer embarcação, como calado, porto de destino, porto de origem, call sign, mmsi, entre outras. Ligado a maior rede de receptores AIS, o aplicativo cobre a maioria dos principais portos e rotas de navegação. Apresenta também previsões de vento em direto e de 48 horas no mapa e reprodução animada do rasto da embarcação

[cml_media_alt id='17876']Posição em tempo real dos navios[/cml_media_alt]

Posição em tempo real dos navios

 

[cml_media_alt id='17877']4[/cml_media_alt]4- Marinus ColRegs Lite

Programa gratuito que reúne diversas informações como bandeiras, Código Internacional , Código Morse, manobras, luzes de navegação, boias, sinais sonoros. Além de conter as partes mais importantes do Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM ).

 

 

 

[cml_media_alt id='17878']5[/cml_media_alt] 5- Seabook
Aplicativo completo, tanto para IOS como para Android, direcionado para Marítimos, passageiros, praticantes, alunos e amadores, reunindo várias funções, contendo:
– COLREG (RIPEAM)
– GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System)
– Estabilidade
– Navegação astronômica
– Código internacional de sinais

 

 

[cml_media_alt id='17879']6[/cml_media_alt] 6- Vessel Lights

Aplicativo auxilia no aprendizado das luzes de navegação, conforme prescrito pelo RIPEAM através de 3 estágios: Estudo, Prática e Exame. O resultado do exame pode ser compartilhado com seus amigos. O programa não apresenta a opção em português, mas é uma ótima maneira de reavaliar seus conhecimentos.
[cml_media_alt id='17880']7[/cml_media_alt]

 

 

 

[cml_media_alt id='17881']77[/cml_media_alt] 7- Jeppesen Marine
Uma ferramenta avançada de navegação e planejamento, projetada para qualquer cruzeiro, embarcação, entusiasta de pesca ou apaixonado por mar e água.

Com esse aplicativo gratuito, que inclui um gráfico de fundo mundial, é possível planejar sua viagem a qualquer momento. Pode-se planejar cruzeiro, rotas, descobrir as marinas e mostrar a seus amigos as rotas recentes de suas últimas viagens.

 

 

[cml_media_alt id='17882']8[/cml_media_alt] 8- Knods 3D
Esse programa é a referência em 75 países. Aplicativo diferenciado que auxilia e ensina a fazer mais de 90 tipos de nós. Knots 3D apresenta uma perspectiva totalmente nova sobre como fazer nós.

 
[cml_media_alt id='17884']88[/cml_media_alt]

 

 

 

[cml_media_alt id='17883']9[/cml_media_alt] 9- How to tie knots
Aplicativo 3D animado que auxilia na arte complexa de fazer nós. Reunidos mais de 40 nós essenciais em um programa para ajudar a aprender novos nós ou para refrescar sua memória dos que você já conhece. Com instruções animadas passo a passo, e com um sistema de classificação que facilita na hora de encontrar o nó desejado.

Carolina Costa

Aluna do 3° ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...