Perguntas Frequentes dos candidatos

DSC_0284

 

Após dias de estudos, noites mal dormidas, livros e professores consultados e, acima de tudo, a inquietante ansiedade, é chegado mais um passo deste tão sonhado projeto. Este ano, a equipe do Jornal Canal 16 inovou, a fim de colaborar com os candidatos a alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (CIABA), será criado um tópico para sanar dúvidas diversas: Processo seletivo, vida na caserna, adaptação…

Desta forma, a equipe do Jornal Canal 16 receberá as perguntas, por meio de e-mail ou pelos comentários deixados neste tópico, e selecionará às duvidas mais frequentes e relevantes.  Ressalta-se que as respostas serão postadas no próprio tópico, as terças, começando a partir da próxima terça-feira (11/11).

Então, preparem suas duvidas e entrem em contato conosco, estamos aqui para ajudar e tornar seus questionamentos em respostas!

Att. Equipe Jornal Canal 16.

 

Al. Marcus Leal

Al. Marcus Leal

Aluno do 3° ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...

  • Gabriel

    Gostaria de saber como é a vida embarcado, depois de formado, em relação à esposa, filhos, etc.. e de há muitas “reprovações” no processo seletivo físico.

    • otacilio viana

      Boa noite Gabriel,
      A vida de embarcado irá depender diretamente do tipo de navio e da empresa que vais trabalhar, há escalas de 14×14 (14 dias embarcado por 14 dias de folga), 28×28 e 60×30. Quanto ao lado afetivo, com certeza terá que renunciar o convívio familiar, todavia isso é algo que pode ser trabalhado e superado! Por fim, o teste físico todos os anos reprova uma série de candidatos, mas basta uma prévia preparação aliada à dedicação, que sua aprovação será garantida.
      Att. Equipe Jornal Canal 16

  • mendes

    Gostaria de saber se é permitido o uso de óculos com hastes laterais na cor vermelha, e com o resto em preto, ou esse tipo de óculos é inadequado para o perfil da EFOMM? Vou ter que trocar de óculos?
    Grato pela atenção.

    • otacilio viana

      Boa noite Mendes,
      O uso de óculos de grau é permitido, entretanto não deve ser algo muito espalhafatoso.

      • mendes

        Entendi, o ideal seria então um óculos todo em preto?

        • Al Larissa Moura

          Mendes,
          O ideal seria um óculos discreto, mas são aceitos óculos com a armação colorida.

          Al. Larissa Moura

      • mendes

        Outra pertinência, tendo em vista sua experiência, até em que colocação é seguro o ingresso na EFOMM?

        • Al Larissa Moura

          Mendes,
          Não é possível estabelecer qual seria o limite de colocação segura do ingresso, pois esses números variam muito de acordo com os candidatos de cada ano.

          Al. Larissa Moura

  • PAULYNE

    como funciona as pessoas que são reservas? quando elas são chamadas no período em que já começou a adaptação, eles ligam pra casa? e caso eles não consigam falar em nenhum numero de contato, eles vão até a residência? qual o tempo em que eles dão pra se apresentar, 24h?

    • otacilio viana

      Boa noite Paulyne,
      Os reservas são chamados caso algum candidato venha a desistir. O contato é realizado pela Comissão Organizadora, não sendo possível precisar a sua resposta, todavia é de suma importância que os candidatos mantenham os cadastros atualizados. Por fim, o tempo de apresentação é maleável sendo esse estipulado no momento do contato.
      Att. Equipe Jornal Canal 16

  • Sergio

    Quais os esportes disponíveis no CIABA? Para quem já pratica judô vale a pena já levar o kimono?

    • Al Larissa Moura

      Sergio,
      São muitos os esportes disponíveis durante a formação, como basquete, futsal, futebol, footvolley,volley, vela, atletismo e judô. É válida a idéia de trazer o kimono.

      Al. Larissa Moura

      • joice kelly

        Tenho 19Anos e quero ingressar no curso da efomm, nao sei como ingressar, e gostaria de ter uma ajuda. Pois quero seguir carreira na Marinha.

  • Tharcisio

    Boa dia!
    Eu queria saber a respeito de tatuagem. Pode ter tatuagem? Existe limite de número delas e tamanho?

    • Al Larissa Moura

      Tharcisio,
      A tatuagem é permitida desde que não fique visível quando estiver fardado.

      Al. Larissa Moura

  • Viera

    Gostaria de saber, após todas as desistências e reprovações nos testes de saúde e físico, até qual classificação chamaram nos últimos anos. Tem como trabalhar no porto, em terra?

    • Al Larissa Moura

      Vieira,
      Cada ano é diferente o número de candidatos convocados, é difícil fazer estimativa para a relação de 2015.
      A formação tem como prioridade o trabalho embarcado, porém, atualmente, existe muitas atividades que um oficial pode exercer na plataforma, em empresas de carregamento ou no porto, principalmente na área que abrange a logística portuária. As possibilidades são inúmeras.

      Al. Larissa Moura

  • alexandre barra

    olá, estou me preparando para o teste de suficiência física mas estou com algumas duvidas com relação a quantidade de treino para a corrida. por exemplo, estava correndo todos os dias durante duas semanas, mas sentir um desgaste e resolvi ficar um período de uma semana sem correr. quando voltei sentir o meu desempenho abaixo de quando parei, só a partir do terceiro dia voltou ao normal. ai gostaria de saber se eu corro dois dias e descanso um, ou corro um dia sim e outro não, enfim. E também com relação aos dias próximo ao teste, devo correr ou não ?

    • Al Larissa Moura

      Alexandre Barra,
      A preparação para o teste físico dependerá de cada candidato. Caso esteja tendo dificuldade, o que é comum, a orientação de um preparador físico poderá melhorar o seu desempenho. Sempre respeite o seu corpo! Bom treino!

      Al. Larissa Moura

  • Jacó

    Bom dia!
    Estou concluindo meu ensino superior na UEPA, e minha formatura está programada para o dia 14 de janeiro de 2015, caso eu seja aprovado e convocado para o período de adaptação, que iniciará no dia 12 de janeiro eu poderia participar da adaptação sem ainda ter recebido meu diploma de graduação, estando ainda vinculado à instituição citada?

    • Al Larissa Moura

      Jacó,
      O requisito é diploma de ensino médio e acredito que você não terá problemas em relação a vínculo com outra instituição devido à proximidade com a formatura. Além disso, no período de adaptação o candidato ainda não se encontra efetivamente matriculado.

      Al. Larissa Moura

  • fernando

    Bom dia eu quero ingressar na área marítima qual o curso que devo fazer por exemplo para tripular um rebocador moço de convéns ou marinheiro auxiliar de convéns não tem de marinheiro, eu tenho o curso de Técnico de Segurança do trabalho esse curso pode me ajudar no crescimento.

    • Al Larissa Moura

      Fernando,
      A EFOMM forma oficiais da Marinha Mercante, o aluno opta pela carreira de Náutica ou de Máquinas, ambos têm a possibilidade de trabalhar embarcado (inclusive em rebocadores). O ingresso é realizado por meio do processo seletivo, o edital é disponibilizado em junho e a prova realizada em agosto geralmente. Sugiro que visite a página http://www.mar.mil.br/ciaga/ leia o último edital para verificar se atende às suas expectativas no seu concurso; além disso, nesse site você tem acesso à provas dos anos anteriores, o que pode colaborar para a sua preparação.
      Já os demais cursos relacionados a área marítima podem ser verificados em um documento chamado PREPOM (programa do ensino profissional marítimo para aquaviários), que disponibiliza informações sobre cada curso.

      Al. Larissa Moura

  • Thalita

    Ola, gostaria de saber se depois de formada, ainda precisa fazer algum concurso para ser contratado efetivo pela empresa.

    • Al Larissa Moura

      Thalita,
      Após o período de formação na escola (três anos) e embarcado na praticagem (um ano), o profissional está apto ao mercado de trabalho. Cada empresa tem seu critério de contratar, algumas fazem seleção simplificada, sendo que a maioria analisa o currículo e entrevista o candidato. Além disso, no término da praticagem a empresa pode optar pelo contrato efetivo.

      Al. Larissa Moura

  • Erick

    Ola, estou me preparando para o concurso da Efomm pois tenho muita vontade de seguir essa carreira, devido esse fato pesquiso muito sobre o mesmo e li muitas reportagens em que alunos estão a muito tempo esperando para fazer a praticagem e não estão obtendo sucesso o que impede o aluno de receber o diploma e isso me deixou um pouco preocupado em relação a isso e queria saber se esta sendo feito algo em relação a isso e se devo me preocupar ?

    • Al Larissa Moura

      Erick,
      A preocupação com a praticagem tem sido real nos últimos anos. Não são todas as empresas que ofertam vagas aos praticantes e, além disso, a falta de convênio (devido a distância com o RH de algumas empresas, principalmente no CIABA) são alguns dos fatores que tem feito a fila de alunos para a praticagem andar com morosidade. Porém, não é algo que deva te desestimular, pois a DPC já está ciente e tem tentado encontrar soluções (como a redução de turmas da ASON/ASOM), além disso, o CIABA tem acompanhado a lista de espera para a praticagem e alguns alunos têm buscado novas empresas no mercado. Muitos acreditam que é apenas uma fase, pois mercado para o profissional existe, porém o interesse em adquirir praticantes que é reduzido por parte de algumas empresas.

      Al. Larissa Moura

  • TAMIRIS MORAES DIAS

    Olá Boa Tarde,
    Sou uma futura aluna, se Deus quiser de vocês aí;
    Gostaria de saber onde que eu entrego a documentação? e quais são eles?
    Grata desde já (:

    • Al Larissa Moura

      Tamires,
      O candidato deverá entregar a documentação no primeiro dia da adaptação. Os documentos solicitados consta no edital. Sugiro que continue acompanhando o jornal, pois em breve faremos uma matéria sobre o enxoval e falaremos sobre os documentos.

      Al. Larissa Moura

  • Willian Guerreiro

    Fui aprovado no processo seletivo,tenho 4 perguntas:

    1-Poderei trabalhar com engenharia, de preferência elétrica?
    2-Sempre vou estar viajando?
    3-Finalizado o curso, sendo contratado por uma empresa, terei estabilidade, tal como um concursado?
    4-Posso me tornar militar da ativa?

    • Al Larissa Moura

      Willian,
      1- Pela formação da EFOMM não. Apenas se você tiver um curso de nível superior de engenharia elétrica, pois aqueles que se formam na EFOMM recebem o certificado de Bacharel em Ciências Náuticas.
      2- Sim, o trabalho que você exerce ao sair da EFOMM será embarcado tanto para oficiais de náutica como de máquinas. O tempo de embarque dependerá do tipo de navegação realizada por sua embarcação, podendo apenas auxiliar plataforma (offshore), ao longo da costa (cabotagem) ou entre continentes (longo curso).
      3- O indivíduo ao finalizar o curso não terá estabilidade de concursado, pois será civil, logo a estabilidade na empresa dependerá dele mesmo, mercado de trabalho.
      4- Pode, por meio de concurso.

      Al. Larissa Moura

  • jeremias

    Quais artes marciais existem nos grêmios da EFOMM (CIABA)????

    • Al Larissa Moura

      Jeremias,
      Judô, Jiu-Jitsu e Taekwondo.

      Al.Larissa Moura

  • Gabriel

    Olá,gostaria de saber quantos grêmios e esportes existem no CIABA e tambem como funciona o processo de escolha,se existem peneiras para entrar em determinada modalidade…

    • Al Larissa Moura

      Gabriel,
      São vários! Entre grêmios de língua estrangeira, religiosos, cultura e esporte. Para as equipes de esporte, é realizado uma seleção no começo do ano.
      Al. Larissa Moura

  • maysa

    Olá, gostaria de fazer algumas perguntas!
    1- Quem não for de Belém, pode ficar (morar) no Ciaba ate nos fins de semana?
    2- Quanto é a remuneração mensal dos alunos da Efomm?
    3- Como é feita a divisão dos quartos das meninas? Por ordem alfabética, idade, data de nascimento?
    4- Quem não passa na seleção psicofisica (por exemplo, alguma doença ginecologica) é eliminado diretamente ou ainda tem chances de se tratar?
    5- Quanto tempo dura o período de adaptação?

    • Al Larissa Moura

      Maysa,
      Os alunos da EFOMM tem direito a alojamento e alimentação inclusive nos finais de semana.
      Sugiro que você analise os detalhes do processo seletivo no edital do concurso.
      Os detalhes de quanto os alunos recebem, a divisão dos quartos, serão informados durante a três semanas de adaptação.
      Al. Larissa Moura

  • Maria Vitória

    Gostaria de saber se o teste seletivo acontece em outros estados, como Minas Gerais por exemplo. Desejo fazer, mas preciso tirar essa dúvida. Obrigada!

    • Al Larissa Moura

      Maria Vitória,
      O edital do concurso está disponível no http://www.mar.mil.br/ciaga/, onde encontra-se as possibilidades de realizar a prova.
      A escolha do lugar que você fará o processo seletivo definirá o Centro que você irá estudar.
      Quem faz a prova no norte e nordeste vai para o CIABA (Belém). E as demais regiões o CIAGA (Rio de Janeiro).
      Al. Larissa Moura

  • Gabriel

    Olá
    Tenho a seguinte dúvida. É possível levar instrumento musical? Gosto muito de tocar violão e ele me faria falta. Se é permitido, quais as restrições? Posso levar já na adaptação ou só depois de efetivamente matriculado?
    obrigado

    • Al Larissa Moura

      Gabriel,
      É permitido possui instrumentos, inclusive existem alguns instrumentos disponibilizados pelo grêmio de música da SAVI.
      No período de adaptação não é recomendado, pois as atividades são intensas.
      Al. Larissa Moura

  • PAULYNE

    Gostaria de saber, já que eu não conseguir encontrar no edital, qual tempo máximo que o ciaba dá ao aluno que é reserva, quando ele é chamado na adaptação? caso o aluno estiver em outra corporação militar, mesmo esperando a chamada do ciaba…no caso, o aluno poderia ter se apresentado na EEAR, mas estaria esperando o ciaba chamar… qual tempo a pessoa teria pra sair da eear e se apresentar no ciaba?

    • Al Larissa Moura

      Paulyne,
      Geralmente são dois dias para a apresentação dos candidatos da reserva.
      Porém, no momento da convocação cada caso é analisado.
      Al. Larissa Moura

  • Eduardo

    Gostaria de saber como um candidato reserva é convocado e quanto tempo ele tem pra se apresentar no CIABA. Obrigado.

    • Al Larissa Moura

      Eduardo,
      O reserva é convocado por telefone, juntamente com as orientações para se apresentar.
      Geralmente o prazo são dois dias, depende do caso.
      Al. Larissa Moura

  • Sérgio

    A mala de viagem pode ser vermelha? Eu posso levar 2 malas?

    • Al. Gabriela

      Pode levar duas malas, mas lembre-se, você que irá carregá-las…aconselhamos cores neutras…afinal, você vai estar na Marinha! Se for um vermelho mais escuro não vejo problema..Al. Gabriela

  • Mariline

    Ola!gostaria de saber quais os utensilhos intimos q as mulheres pode levar para o ciaba. Tanto na adaptacao qnto no período do curso

    • Al. Calado

      Olá Mariline, você poderia ser um pouco mais clara em sua pergunta? Obrigado.

  • larissa

    Queria saber oque cai na prova, por gentileza;

    • Al. Calado

      Olá Larissa, a prova escrita da EFOMM é composta de quatro matérias: Física, Matemática, Português, Inglês e uma redação dissertativa sobre um tema que apenas será divulgado na hora da prova. Existem vários cursinhos ao redor do Brasil que preparam para a EFOMM, você pode entrar em um deles a fim de conseguir ver todo o conteúdo até a prova ou, buscar na internet o edital do concurso de 2014 e se basear nele, porém, deixando claro que nada obriga a Marinha a manter o edital de um ano para outro igual. O edital oficial sai em meados de Junho/Julho e a prova escrita ocorre em Agosto/Setembro.

      Qualquer dúvida pode entrar em contato.

  • Alexia

    Queria saber se a pessoa tiver ficado de recuperação na escola em alguma matéria ela é desclassificada

    • Al. Marcus Leal

      Você tem direito a uma prova final e uma prova de recuperação em cada matéria, caso não seja alcançada a média o aluno irá para conselho, podendo realizar mais uma recuperação, ou em alguns casos o desligamento do mesmo.

  • Pedro

    Olá! Eu gostaria de saber, se consigo ter uma vida “normal” trabalhando embarcado.
    As viagens demoram muito? Tem algo pra descontrair nos navios? Ex.: academia…
    Sempre terei contato com a minha família? Em todo intervalo de viagem terei uma folga? Quanto tempo? Qualquer informação fico muito agradecido.

    • Al. Calado

      Olá Pedro, sim, dá para levar uma vida “normal” a bordo. Os navios hoje em dia estão muito modernos e proporcionam bastante conforto para seus tripulantes. Ao se formar você pode embarcar em dois tipos de navios, os navios de apoio à plataforma, mais conhecidos por supply e os navios de cabotagem. A grande diferença entre eles vou tentar listar abaixo:

      Navios Supply

      Rotina de trabalho dos Oficiais consiste em 12 h de serviço por 12 h de descanso
      Alguns navios possuem academia, mas todos tem sala com tv via satélite (Sky, etc..)
      Internet
      As vezes ocorrem churrascos a bordo
      Tempo de duração de um embarque é de 28 dias embarcado por 28 dias em terra

      Navios Cabotagem

      Rotina de trabalho dos oficiais consiste em 4 h de serviço por 8 h de descanso.
      Possuem academia e alguns até possuem piscina, tv via satélite também existe nesse tipo de navio.
      Internet só quando está atracado, fundeado ou perto de terra, geralmente ao se afastarem do continente para sua rota de navegação o sinal costuma sumir.
      As vezes ocorrem churrascos a bordo.
      Tempo de duração de um embarque é de 60 dias embarcado por 30 dias em terra, vale ressaltar que muitas empresas do ramo da cabotagem não cumprem este prazo, podendo estender o tempo de embarque por alguns dias.

      Espero que essas respostas tenham te ajudado, qualquer dúvida não exite em perguntar!

  • Paulo Victor

    Alguém sabe informar se a concorrência é maior para quem está fazendo pelo ensino médio ou pelo PROCESSO SELETIVO DE
    ADMISSÃO AOS CURSOS
    DE ADAPTAÇÃO A SEGUNDO
    OFICIAL DE MÁQUINAS E DE ADAPTAÇÃ
    O A SEGUNDO OFICIAL DE NÁUTICA DA
    MARINHA MERCANTE

    • Al. Marcus Leal

      A tendência do ASOM/N é sumir com o tempo, esses cursos foram criados no período da descoberta do pré sal, onde se esperava uma gama gigantesca de embarcações, mas as expectativas foram muito abaixo e a crise na Petrobras complica ainda mais essa situação, o edital desse ano fala em 1 turma de cada curso, mas espera-se que no próximo ano não haja mais vagas para esses cursos e fique apenas a EFOMM.

  • Pedro

    Olá,

    Gosto muito da página de vocês! Vou fazer a prova esse ano e ainda tenho algumas dúvidas em relação a EFOMM, ficaria feliz se pudessem saná-las.

    1) O que eu estudo durante os anos de formação na EFOMM?

    2) Formado na EFOMM, como funciona o ingresso no mercado de trabalho? As empresas vão buscar os formados, têm algum tipo de parceria com a instituição Oi algo do tipo?

    3) Existe algum modo de seguir carreira como militar depois de formado na EFOMM?

    Desde já, muito obrigado!

    • Al. Marcus Leal

      Olá Pedro, vamos lá:
      1) O currículo pode ser acessado no site do CIABA e nele há matérias de caráter básico no 1º ANO e de cunho especifico, 2º e 3º ANO.
      Basicamente você verá matérias relacionadas a área marítima, desde legislação, situações de emergências, até manutenção de equipamentos e navegação, dependendo do seu curso.

      2) O aluno, ao completar os 3 anos de estudo interno é encaminhado a uma fila de praticagem, onde empresas vão ‘contrata-lo’ durante 1 ano, desse período é possível colocar em prática todos os ensinamentos da escola, e é um período fundamental para a vida no mar. após esse período o CIABA não tem mais nenhuma relação com o aluno no que diz respeito a vagas de emprego, porém se você for dedicado em sua praticagem a empresa poderá chama-lo para integrar o seu quadro.

      3) Existe o quadro complementar da marinha no nível superior, os alunos da EFOMM entram lá com o curso de Bacharel em ciências náuticas, recomendo a pesquisa sobre o “QC – Quadro complementar da Marinha”, você poderá ver no edital quaisquer duvidas relevantes a isso.

  • Como consigo obter mais informações sobre o QC(Quadro Complementar da Marinha),após concluir o curso de Bacharel em Ciências Náuticas.Existe algum edital e onde posso encontrar?

  • Bruno

    Bem, eu pratico esportes e participei de varios campeonatos estaduais, municipais e intercolegiais mesmo tendo uma deformidade nos pés ( pé reto, sem cava) esse problema me deixa inapto para ingressar no CIABA? Existe idade mínima/máximo para ingressar? E o peso, existe um limite ?

    • Al. Bemerguy

      Boa noite, Bruno. Acredito que não deixa inapto se você conseguir realizar todas as atividades físicas que você citou sem qualquer dificuldade. Para ingressar você precisa ter entre 17 e 23 anos no dia em que for realizada sua matrícula, após o período de adaptação. Quanto ao peso, você apenas precisa estar dentro dos padrões de IMC. Obrigado por deixar sua dúvida!

  • luiz henrique

    gostaria de saber se pode ter tatuagem para ingressar na efomm

    • Al. Bemerguy

      Bom dia, Luiz. Pode sim, desde que a mesma não fique em destaque com o uso da farda. Obrigado!

  • francisco mena

    olá, meu filho usa aparelho auditivo, ele pode ingressar na EFOMM, existe alguma restição.

    obrigado

    • Al Santos

      Francisco, sobre as restrições audiométricas expostas no edital, diz: “Índice audiométrico: Serão considerados aptos os candidatos que apresentarem perdas auditivas, sem prótese otofônica em qualquer ouvido, de até 40 decibéis (dB), em qualquer das frequências, mesmo que bilaterais, desde que não haja alteração à ectoscopia.” Abraços

  • Mateuz

    Gostaria de saber se depois de formado na EFOMM, você tem alguma instabilidade?

    • Al Santos

      Mateus, a instabilidade é a mesma do mercado de trabalho tradicional. Visto que, após formado, você trabalhará em empresas do âmbito civil.

  • Gomes

    Gostaria de saber se existe previsão para turmas novas do ASON, pois já estou acima da idade dos 23 anos, mas gostaria de ingressar na marinha, possui ensino superior

    • Al Santos

      Boa noite, sr Gomes. O concurso da ASON/ASOM foi criado a fim de atender as expectativas do mercado de trabalho na época que estava em alta e possuíam poucos profissionais na área. Entretanto, atualmente, o cenário atual não está necessitando de tantos profissionais mercantes. Por isso, foi decidido a suspensão das novas turmas da ASON/ASOM desde o ano passado e sem previsão de retorno, visto que até os números de vagas do concurso da EFOMM estão com vagas reduzidas. O que indico é ficar atento ao site do CIABA, na expectativa do retorno. Abraços.

  • Thiago Alves

    Olá , bom dia.

    Vi muitas perguntas relacionada a tatuagem.

    Quando vocês dizem que a tatuagem não pode estar tão visível com o uso da farda, isso inclui o fardamento de TFM?

    Eu tenho uma na parte interna do braço, acima do cotovelo (o pé do meu filho) e outra na costela (uma frase em inglês), vocês acham que eu poderia ter algum problema ?

    Obrigado.

    • Al. Gurgel

      Olá, Thiago.
      Suas tatuagens não serão problemas. Se tu fores pesquisar sobre militares das Forças Armadas terem tatuagem, verá que já foi um assunto abordado pelo STF.

  • Lucas

    Bom dia!
    Atualmente estudo na Universidade Federal do Ceará, e passei na 1ª fase do processo seletivo da EFOMM, gostaria de saber se, caso eu consiga passar nas outras fases, a matrícula na EFOMM cancelaria o meu vínculo com a dita faculdade, visto que ela é pública. Se não cancelar, eu posso trancar durante o período em que estiver na EFOMM sem problemas?

    Obrigado!

    • Al. Santos

      Olá, Lucas. A EFOMM não cancela vínculo com as faculdades públicas ou particulares. Isso permite que você opte por trancar sua vaga na universidade caso precise. Abraços