10 perguntas comuns para quem quer ingressar na EFOMM

Al. Lemos

Al. Lemos

Aluno do 3º ano do curso de Náutica do CIABA

Você pode gostar...

  • Essa prova interna da marinha para compor o quadro complementar da marinha de guerra e voltar para a ativa, como oficial da marinha de guerra,o número de vagas é limitado e se torna um oficial de carreira e até que posto ele assume?

    • Al. Marcus Leal

      O numero de vagas depende, eles alteram essa quantidade todo o ano, sendo o mais usual: 25 vagas para máquinas e 5 vagas para náutica… Segundo o edital o posto máximo é o de Capitão-Tenente, mas você pode fazer provas internas e subir de patente, mesmo sendo do QC(Quadro complementar), é feito um período de 6 meses de curso sendo no final do curso a nomeação dos novos oficiais.

  • Luiz

    Boa Tarde,
    Sou formado em Engenharia de Energia e estava pensando em fazer o curso ASOM/N. No entanto não achei nenhuma informação concreta sobre o salário inicial ou sobre o teto salarial desses profissionais.
    Grato.

    • Al. Marcus Leal

      Olá Luiz! Ao ingressar na marinha mercante você fica sujeito como qualquer outro emprego a acordos entre o sindmar (sindicato dos marítimos) e os armadores (donos de empresas), esses acordos estabelecem um piso salarial minimo para trabalho, você pode encontra-los na página do sindmar. http://www.sindmar.org.br/acts/login

  • Jennifer Castro

    Queria saber se para o processo seletivo ASOM/N é preciso ter ensino superior ou apenas o médio?

    • Al. Marcus Leal

      Olá Jennifer, apenas ensino superior e os cursos variam a cada ano, depende do edital de cada ano.

  • Gabriela

    Olá, tenho um monte de perguntas:
    1 Quero fazer Oceanografia e depois fazer o ASON e entrar para a Marinha Mercante. Qual o salário inicial do Oficial de Quarto de Navegação? 2 E depois do Imediato e como Comandante?
    3 É melhor entrar na Escola Naval (CPAEN) ou fazer Oceanografia e depois fazer o Curso de Adaptação para 2º oficial de Náutica?
    4 A Escola Naval e a ASON tem a mesma formação depois que finaliza o curso?
    5 O ASON é um curso apenas preparatorio, é possivel continuar na Marinha após o periodo de periodo de praticagem ou depois se ingressa em uma empresa?

    • Al. Marcus Leal

      1 – Olá Gabriela, o salário varia de acordo com o contrato da empresa e o sindmar.
      Cada empresa tem o seu acordo, por exemplo, a empresa Aliança tem o seguinte acordo: http://www.taicupam.org/files/ACT%20assinados%20em%202013/ACT%20ALIANCA%202013.2014.pdf
      no final do pdf é disponibilizada a tabela de pagamentos mensais.

      2(3) – Não sabemos até quando irá existir o curso de ASON, pois o concurso foi criado para suprir a alta demanda da marinha mercante e suas expectativas na prospecção de petróleo do pré sal, porém com a crise na Petrobras fica inviável dar qualquer previsão.

      3(4) – Não, ASON e Escola Naval tem propósitos diferentes, uma é para a marinha de guerra e outra é para a marinha mercante.

      4(5) – O curso ASON tem como propósito a vida no mar como oficial mercante, caso você queira ingressar na marinha de guerra como oficial, obrigatoriamente você deverá passar pelo concurso da EFOMM e no final da praticagem realizar o concurso para quadro complementar da marinha.Até o ultimo edital não era possível ingressar como formado pelo ASON.

  • jamilly

    gostaria de sabe si pode fazer aprova ainda cursando o ensino medio ?
    tem 17 anos e gostaria de fazer ha prova mais estou no primeiro ano do ensino medio?

    • Al. Marcus Leal

      No ato da matrícula você deve ter o diploma de ensino médio,ou seja, Fazer a prova você faz, porém não pode ingressar no curso.

  • Wendel

    Olá, gostaria de saber como faço para me inscrever para participar do processo seletivo, ou para fazer a prova da EFOMM? E se caso for aprovado para o curso, terei que terminar o ensino médio?

    • Al. Marcus Leal

      As inscrições estão abertas no site do ciaga.
      E sim, para cursar você obrigatoriamente deve ter concluído o ensino médio.

  • Lucas Ferreira

    Boa tarde, eu sou do Rio de Janeiro, e eu sei que a efomm tem base no rio e em Belém, eu posso escolher em qual unidade quero ficar, ou é na sorte?

    • Al. Bemerguy

      Bom dia, Lucas. Você escolhe isso no momento da inscrição para a prova, onde tem a oportunidade de escolher se prestará prova para o CIABA em Belém ou para o CIAGA no Rio de Janeiro.

  • davi

    A prova é do ensino fundamental e médio . e quais as matérias

    • Al. Bemerguy

      São 4 materias: Inglês, Português, Física e Matemática + Redação. Cada matéria possui 20 questões sendo dois dias de prova, 40 questões mais a redação no primeiro dia, 40 questões no segundo.

  • Alessandra

    Boa noite,eu tenho uma dúvida.
    Queria fazer a prova desse ano,sendo que tenho uma tatuagem no pescoço, não tenho chances nenhuma de conseguir entrar?

    • Al. Bemerguy

      Boa tarde, Alessandra. Você tem sim chances, mas só quem pode lhe afirmar é o Médico responsável pela avaliação. Faça a prova que suas condições de entrar são as mesmas de todos

  • Mauro

    Gostaria de fazer o curso da ASOM. Depois de formado, Eu estarei na mesma situação do oficial formado na efom? Tem diferenciação?
    Obrigado!

    • Al. Bemerguy

      Bom dia, Mauro. Você estará sim, a principal diferença é no tempo do curso. Obrigado.

  • Olá, eu gostaria de saber o grau de miopia que eu tenho, que são de 1,50/1,75 podem comprometer algo no ingresso na Efomm?

    • Al Santos

      Beatriz, a questão da avaliação da acuidade não é dada pelo grau que você usa, mas sim pela capacidade de enxergar. Segundo o edital, a acuidade visual (AV) mínima permitida é 20/100 em ambos os olhos (AO), sem correção (S/C), corrigida para 20/20 com a melhor correção óptica possível. Então, por meio das dúvidas, faz-se necessário que você consulte o seu oftalmologista a fim de avaliar se você está dentro das exigências.

  • Paola

    Após a conclusão do curso, o aluno possuirá bacharel de ciências náuticas?

    • Al Santos

      Exatamente, Paola. O aluno sairá diplomado como Bacharel em Ciências Náuticas, tendo em vista que os Cursos são reconhecidos como de graduação (nível superior).

  • Gabriel Malheiros

    Boa noite, minha duvida é a seguinte: se por exemplo eu tiver 23 anos quando fizer a prova e passar, porém no ano de ingresso eu completaria 24, posso entrar assim mesmo?

    • Al Santos

      Gabriel, segundo o edital, você precisa ter no máximo 23 anos no dia 01 de Janeiro de 2018. Logo, você estará dentro das exigências. Bons estudos.

  • Vicencia Brygida Cruz Oliveira

    Olá, boa noite. No período de estágio, o prático continua recebendo a bolsa ou passa a receber um salário? E no caso, tenho uma tatuagem pequena no dedo, isso pode interferir na aprovação?

    • Al Santos

      Vicencia, o praticante recebe auxílio financeiro durante o período de Estágio Embarcado, na condição de Praticante de Oficial, desde que não receba, simultaneamente, qualquer remuneração de caráter salarial proveniente de pessoa jurídica. O valor é estabelecido pela DPC, sendo atualmente de
      R$ 700,00 (setecentos reais) mensais. E em relação à tatuagem, somente a perícia médica poderá julgar, caso você não se enquadre nas exigências contidas no edital.

  • Adiel

    Olá. Gostaria de saber se pra eu fazera prova e entrar na EFOMM, ou em qualquer outro curso eu n posso ter repetido nenhuma vez tanto no fundamental tanto Médio?
    Obrigado pela ajuda.

    • Al Santos

      Adiel, a única exigência é que você tenha concluído com êxito o ensino médio.
      Não há impedimento caso você tenha repetido alguma série tanto no fundamental quanto no ensino médio.

  • Emanuella

    Olá, adorei o post, foi bem esclarecedor. Estou preocupada porque vou fazer 23 anos em julho. Posso fazer o concurso da Efomm esse ano?

    • Al Santos

      Olá, Emanuella. Você poderá sim tentar pela última vez, visto que, segundo o edital, você precisa ter no máximo 23 anos no dia 01 de Janeiro de 2018. Logo, você estará dentro das exigências. Bons estudos.

  • Juliana Oliveira

    E a questão de peso e altura? Ambos têm limite mínimo?

    • Al Santos

      Juliana, no anexo IV do Edital estão as informações sobre peso e altura, bem como todas as exigências médicas necessárias.

      “a) Altura e pesos mínimo e máximo
      Altura: Para ingresso nas EFOMM, a altura mínima é de 1,54m e a altura máxima é de 2,00m para ambos os sexos.
      Peso: índice de massa corporal (IMC) compreendido entre 18 e 30. Tais limites, que não são rígidos, serão correlacionados pelos Agentes Médicos Periciais (AMP) com outros dados do exame clínico (massa muscular, conformação óssea, proporcionalidade, biotipo, tecido adiposo localizado, etc.).”

  • Keila Bello

    Tenho uma dúvida, no edital diz que a remuneração mensal é de 700,00, mas nesse artigo citam “A marinha oferece moradia, alimentação, estudo, saúde e uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.162,00 que entra em vigor a partir de março de 2015.” Afinal, qual valor devo considerar mais pontual ?

    • Al. Gurgel

      Sim, a bolsa de estudos(soldo) está em constante variação anual. Atualmente um pouco acima desse último valor citado.

  • Keila Bello

    Outra dúvida que tenho é : Fiz um curso superior de Tecnologia, posso concorrer a vaga de En. Médio normal ?

    • Al. Gurgel

      Keila, não entendi sua pergunta. Há pessoas que vêm formadas já em curso técnico/superior e concorrem as mesmas vagas, se é esta sua dúvida.

  • RICHARD

    quem ganha mais oficial de nautica ou de maquinas ?

    • Al Santos

      No inicio de carreira, geralmente, o oficial de máquinas possui um salário mais alto que o de náutica por conta de adicionais de insalubridade ou periculosidade, porém, no auge da carreira, o oficial de náutica atinge um patamar que sua remuneração supera a de um oficial de máquinas. Mas é sempre importante se atentar não apenas ao salário, a Marinha Mercante exige grande responsabilidade e, além de tudo, vocação.

  • Gabriel

    Boa noite.
    Tenho uma dúvida sobre essa parte do edital: “A acuidade visual (AV) mínima permitida é 20/100 em ambos os olhos (AO), sem correção
    (S/C), corrigida para 20/20 com a melhor correção óptica possível. ”
    Não sei como é minha visão sem óculos (tenho miopia), portanto não sei se alcanço esse 20/100 em ambos os olhos sem correção. Porém, com óculos, consigo visão 20/20 sem problemas.
    O fato de não conseguir enxergar bem sem os óculos pode me impedir de entrar na Efomm?

    • Al Santos

      Sim, pode impedir sim, por isso é importante que você vá ao oftalmologista reafirmar se você está dentro do exigido no edital.

  • Al. Santos

    Olá Maique, não existe prova interna para se tornar da ativa. O concurso que pode ser realizado é o de Quadro Complementar da Marinha do Brasil e será de ampla concorrência, mas que poderá ser utilizado o diploma de nível superior de Ciências Náuticas. Ou seja, caso você queira ser da ativa, você prestará o concurso para a área que você desejar competindo igualitariamente com pessoas que não foram formadas pela EFOMM. Abraços

  • Al. Santos

    Olá, Juan.
    Não é uma opção impossível de acontecer, porém só se for julgado como algo de extrema necessidade. Ou seja, não é válido vir para o CIABA com essa mentalidade pois as chances são mínimas. Abraços

  • Al. Santos

    Boa noite, Kelli. Conheço gente que já ficou reprovada por causa de altura, pois é exigido o que está no edital.

  • Al. Santos

    Boa tarde, a EFOMM possui rotina em regime de internato, portanto é muito difícil conciliar duas universidades ao mesmo tempo.

  • Al. Santos

    Bom tarde, o cenário atual não está condizente como já foi a Marinha Mercante anos atrás, em que os alunos ainda na escola já tinham propostas com empresas. Porém, o mercado marítimo está se reestruturando aos poucos, então quem sonha em ser mercante como você, arrisca mesmo com a insegurança de mercado. Até mesmo pois no âmbito civil, profissionais são formados pelas universidades e estão na dificuldade de encontrar oportunidades de emprego. O curso de máquinas é bem mais abrangente, podendo ser mais fácil ingressar no setor industrial em terra, mas este não é o foco da EFOMM. Espero ter ajudado, abraços.

  • Al. Santos

    Você pode trancar o seu curso e retornar assim que formada na efomm, se possível. Mas na efomm não há como trancar.

  • Al. Santos

    Durante a formação você é militar da ativa e têm direitos a plano de saúde da Marinha do Brasil, alimentação e estadia. Porém, ao se formar, você se torna oficial da reserva da Marinha, tendo nenhum benefício da ativa. A não ser se você pretenda fazer concurso pro quadro complementar.