10 Maiores Portos do Mundo

Com a globalização e sua inevitável integração entre os países e as pessoas de todo o mundo, o aparecimento de relações comerciais internacionais e o fortalecimento da marinha mercante são processos inevitáveis. Nesse ambiente, os portos marítimos desempenham um papel importantíssimo, assim, com o crescimento desse segmento comercial, surge a necessidade do aumento e da melhoria dos mesmos, para que, a cada dia,  tornem-se mais aptos a receber uma quantidade maior de navios e cargas.

Segundo a edição da Containerisation International – Top 100 Ports 2014, que divulga os portos mais movimentados de 2013, tem-se abaixo a seleção dos 10 maiores portos ao redor do mundo, considerando-se a movimentação de carga medida em TEUs (Twenty-foot Equivalent Units, ou unidades equivalentes de 20 pés).

1º – Xangai, China

[cml_media_alt id='19083']Porto de  Shangai[/cml_media_alt]

Situado na área mais densamente povoada do país e próximo a diversos polos industriais e agrícolas, o porto de Xangai movimentou, em 2013, quase 33,7 milhões de TEUs, com um crescimento anual de 3,3%. Situado na foz do rio Yangtsé, o porto ocupa mais de 3.600 quilômetros quadrados, possuindo 125 berços de atracamento ao longo de mais de 20 quilômetros de faixa litorânea.

2º – Cingapura, Cingapura

[cml_media_alt id='19085']cingapura-entre-os-maiores-portos-do-mundo[/cml_media_alt]

O segundo maior porto do mundo recebe mais de 140 mil navios ao ano, realizando conexões com mais de 600 portos ao redor do mundo. Em 2013, 32,3 milhões TEUs foram movimentados pelo porto, tendo um crescimento de 3,1% em relação a 2012.

Uma expansão em curso, que deve ser concluída em 2020, irá adicionar mais 15 berços à estrutura portuária.

 

3º – Shenzhen, China

[cml_media_alt id='19086']Porto de Shenzhen[/cml_media_alt]

O terceiro maior porto do ranking está localizado na cidade que mais cresce no mundo de acordo com o Serviço de Comércio dos Estados Unidos.  Shenzhen também é o principal centro financeiro da China, além de constituir um polo industrial e tecnológico, sendo sede de algumas das empresas mais sofisticadas do país. Dos navios que recebe, 91,46% são cargueiros, evidenciando a forte produção na região de artigos manufatureiros baratos para exportação mundial.

No ano de 2013, o porto movimentou cerca de 23,3 milhões de TEUs, com um crescimento anual de 1,5%, fazendo com que Shenzhen subisse uma posição no ranking mundial.

 

4º – Hong Kong, China

[cml_media_alt id='19087']Porto de Hong Kong[/cml_media_alt]

Hong Kong é um importante polo comercial na Ásia, conhecido como plataforma de entrada para o mercado da China Continental. É um porto franco de livre comércio, sua infraestrutura logística opera 24 horas por dia, e seus procedimentos simplificados de importação e exportação contribuem para que Hong Kong seja o quarto porto mais movimentado do mundo. Em 2013, teve uma diminuição de 3,3% na movimentação de carga, e apenas cerca de 22,4 milhões de TEUs passaram pelo porto, caindo do terceiro para o quarto lugar no ranking mundial.

 

5º – Busan, Coréia do Sul

[cml_media_alt id='19088']Busan[/cml_media_alt]

Busan, a segunda maior cidade da Coréia do Sul, é um importante porto cargueiro, que em 2013 teve uma movimentação de carga de 17,7 milhões de TEUS, com um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior. Sua localização é no rio Naktong, e compõe grande rota comercial entre Oceano Pacífico e nações pertencentes à Eurásia. Logo, uma ampliação deve ser declarada, com a denominação New Busan, para gerar maior facilidade em operações do porto.

 

6º – Ningbo, China

[cml_media_alt id='19089']Ningbo-Zhoushan-entre-os-maiores-portos-do-mundo[/cml_media_alt]

 O Porto de Ningbo é formado pelos terminais localizados nessa cidade e na vizinha Zhoushan (arquipélago rente à costa da região), o que explica o fato de ser conhecido como complexo de Ningbo-Zhoushan. Suas instalações operam tanto granéis sólidos (carvão, minérios e aço) e líquidos (químicos) quanto contêineres. É o quarto maior porto do país em movimentação. Em 2013, 17,4% de TEUs foram movimentados pelo porto, assumindo o sexto lugar no ranking mundial, com um crescimento de 7,3% em relação ao ano anterior.

7º – Qingdao, China

[cml_media_alt id='19090']qingdao-entre-os-maiores-portos-do-mundo[/cml_media_alt]

Porto localizado na costa leste no norte da China, é um importante centro para o comércio internacional no Pacífico. Em 2013, movimentou 450 milhões de toneladas de carga, e seu volume de contêineres foi de 15,52 milhões de TEUs, aumentando 7% em relação a 2012. O porto é ligado a mais de 350 portos em mais de 130 países, cerca de 75% dos navios que recebe são cargueiros e, anualmente, mais de 100 milhões de toneladas de minério de ferro entram no porto.

8º – Guangzhou, China

[cml_media_alt id='19091']Guangzhou-entre-os-maiores-portos-do-mundo[/cml_media_alt]

Terceira maior cidade da China, conhecida principalmente pelo fator econômico, é uma das maiores regiões comerciais e industriais do país. O porto mais importante do sul da China, possui um papel muito importante na economia e transporte para as províncias vizinhas.  O porto teve um aumento de 3,7% na movimentação de carga em 2013, com cerca 15,3 milhões de TEUs.

9º – Dubai, EAU

[cml_media_alt id='19092']2013_06_26_18_09_5717[/cml_media_alt]

A estrutura resulta da fusão do Porto de Jebel Ali (em Jebel Ali)  com o Porto de Rashid (em Dubai), nos Emirados Árabes. O porto é o nono que mais movimenta contêineres, cerca de 13,7 milhões de TEUs em 2013, com aumento anual de 2,7%. O porto contém mais de 60 terminais conectados aos 6 continentes.

 

10º – Tianjin, China

[cml_media_alt id='19093']Porto de Tianjin[/cml_media_alt]

O porto de Tianjin é o maior porto no norte da China e a principal porta de entrada marítima para Pequim. Está localizado na costa oeste da Baía de Bohai, na região central do estuário do rio Haihe. Com cerca 151 berços, o porto é conectado a mais de 400 outros portos, localizados em 200 países. Em 2013, teve uma movimentação de carga de cerca de 13 milhões de TEUs, com aumento de 5,7% em relação ao ano anterior.

Maior Porto Brasileiro: 38º – Santos, Brasil

O maior porto brasileiro é o Porto de Santos, localizado nos municípios de Santos e Guarujá. Segundo estudos de 2013, ocupa a 38ª posição no ranking mundial de movimentação de contêineres, com cerca de 3,5 milhões de TEUs em 2013.

Al. Carolina Costa – Texto

Imediata Al. Gabriela – Revisão ortográfica

Carolina Costa

Aluna do 3° ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...