Como ingressar na EFOMM?

Desfile dos Alunos da EFOMM em Cerimônia Militar.

Muitos dos que nos acompanham diariamente no nosso Canal são alunos ou ex-alunos da EFOMM, porém certa parcela de nossos leitores devem se perguntar em algum momento: como ingressar na EFOMM? Pensando em todo nosso público fiel dedicamos esta matéria exclusivamente a estes, para que estejam a par de como entrar em nosso meio marítimo e, futuramente, tornarem-se colegas de profissão.

Abaixo segue explicando como entrar na EFOMM.

Antes de tudo o principal a ser feito é se inscrever no concurso através do site do CIAGA. No centro da página há um banner escrito EFOMM, então, ao clicar neste, o interessado encontrará todas as informações necessárias para fazer sua inscrição. Lembramos que normalmente o período de inscrição se dá no mês de Maio e a realização da prova no mês de Agosto. O processo é aberto a ambos os sexos com a finalidade do preenchimento de 100 vagas para o CIAGA (RJ) e 80 para o CIABA (PA), dados atualizados pelo processo seletivo para o ingresso no ano de 2020.

O Processo Seletivo se constituirá de quatro etapas. A primeira é constituída pelo exame de conhecimentos que são aplicadas as provas de Matemática, Inglês, Física, Português e Redação. A segunda é a etapa psicofísica onde serão realizadas as inspeções de saúde. A terceira é a aplicação do Teste de Suficiência Física (TSF) composto por corrida e natação. E a quarta etapa é o período de adaptação e verificação de documentos para a matrícula. As instruções referentes às fases são as estabelecidas no Edital do Processo Seletivo, que é encontrado no mesmo site.

São requisitos básicos para a inscrição:

a) ser brasileiro nato (ambos os sexos);

b) Ter idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos;

c) ter concluído, com aproveitamento, o curso do Ensino Médio ou equivalente, até o ato da matrícula;

As demais podem ser encontradas no edital.

Vale salientar que os candidatos que optarem por realizar o Exame de Conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o CIAGA e os candidatos que optarem por realizar o Exame de Conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Norte e Nordeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o CIABA.

A Equipe Canal 16 espera poder ter esclarecido as principais dúvidas sobre o ingresso na EFOMM, para maiores informações vá ao site citado na matéria ou fale conosco.

Um forte abraço.

Oficial Al. Saulo.

Jornal Canal 16 – Navegando com Você!

REVISÃO E ATUALIZAÇÃO – Al. Santos

Al. Marcus Leal

Aluno do 3° ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...